Parceria entre NIC.br e PeeringDB melhora troca de tráfego internet no país

0

Com o objetivo de aprimorar o Tráfego Internet no âmbito nacional e internacional, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) tem estimulado que os Sistemas Autônomos (do inglês Autonomous Systems, ou AS) brasileiros façam parte do PeeringDB, uma entidade internacional sem fins de lucro, responsável por manter banco de dados com informações de entidades interessadas em trocar tráfego. O Brasil possui aproximadamente 8 mil Sistemas Autônomos, entre provedores de acesso à Internet e de conteúdo, universidades, bancos, órgãos de Governo e outras instituições, sendo que 46% deles já estão cadastrados no PeeringDB com o auxílio do NIC.br.

"A Internet é formada por diversas empresas e instituições que estão interligadas e colaboram entre si. A esse processo de troca de tráfego entre os Sistemas Autônomos chama-se peering. O que o PeeringDB faz é disponibilizar uma base de dados com informações sobre os ASs, datacenters (facilities), Pontos de Troca de Tráfego (Internet Exchanges – IXPs), incluindo detalhes sobre as conexões, prefixos, políticas, e outros que facilitam a comunicação entre essas instituições que compõem a Internet. É um serviço que se tornou referência na comunidade técnica, e muitas empresas de grande porte pedem que os provedores interessados em trocar tráfego com elas tenham um cadastro atualizado no PeeringDB", explica Julio Sirota, gerente de infraestrutura do IX.br.

Além de ajudar de forma voluntária os ASs brasileiros que precisem de apoio para fazer o cadastro no PeeringDB, os profissionais do NIC.br também atuam mostrando a importância da iniciativa dos cursos e eventos promovidos pela entidade, traduzindo seus materiais para o português e tomando parte no Comitê Administrativo do PeeringDB, o que faz com que as requisições do Brasil possam ser respondidas em português. O número de cadastros nacionais cresceu cerca de 20% em 2019, sendo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará os que tem maior percentual de ASs cadastrados até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.