Estima-se que os gastos com falhas de pagamentos custaram à economia mundial US$ 118,5 bilhões em taxas, mão de obra e perda de negócios em 2020, de acordo com um estudo da Accuity, uma empresa financeira do grupo LexisNexis Risk Solutions. Uma falha ocorre quando um pagamento é rejeitado por um banco beneficiário ou intermediário no fluxo de pagamento. Isso pode acontecer por vários motivos, incluindo informações imprecisas ou incompletas, problemas de entrada de dados devido a erro humano ou dados de referência, e ferramentas de validação inadequadas.
O relatório mostra que o custo médio com falhas de pagamentos teve uma variação ao redor do mundo, dependendo do tipo de organização. Os bancos gastaram em média aproximadamente US$ 360 mil em 2020 com falhas de pagamentos, enquanto a empresa corporativa gastou em média pouco mais de US$ 200 mil.
Os principais temas que emergiram das descobertas incluem:
A experiência do cliente é importante: 80% das organizações com mais de 20 mil pagamentos falhados por dia relataram a perda de clientes como resultado. A falha nos pagamentos tem maior impacto no atendimento ao cliente, com 37% das organizações relatando um impacto severo e quase 50% indicando algum impacto.
Há um ponto de inflexão: embora menos da metade dos entrevistados declararem que estão ativamente tentando reduzir o número de falhas de pagamentos, o estudo descobriu que uma taxa de 5% ou mais de falhas de pagamentos foi o ponto de inflexão que obrigou 80% das organizações a agir.
Os processos de validação fazem a diferença: problemas com o número da conta foram a causa de um terço dos pagamentos mal sucedidos e detalhes imprecisos do beneficiário foram o resultado de outro terço. A pesquisa também mostrou que 66% das organizações consideraram a redução de processos manuais extremamente desafiadora. Os processos manuais introduzem o erro humano e tornam o processo de pagamento mais lento e, portanto, menos eficiente.