Pesquisa da Fujitsu revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG

0

Pesquisa Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC), revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG implementadas. Estes dados estão no Future Insights Global Sustainability Transformation Survey Report 2023, destacando os resultados de um estudo com 1.800 executivos e principais tomadores de decisão em nove países, com o objetivo de entender o status atual e as tendências globais em torno da Transformação da Sustentabilidade¹.

Em colaboração com a Oxford Economics, esta é sétima pesquisa que explora o status atual da Transformação da Sustentabilidade, incluindo como a transformação digital contribui para o alcance das metas de sustentabilidade. Com base nos resultados, a Fujitsu identificou quatro principais fatores de sucesso para a transformação da sustentabilidade, o estado da transformação da sustentabilidade liderada pela indústria digital e as perspetivas para a implementação da tecnologia entre 2025 e 2030.

"Mesmo com muito caminho para ser andado, vemos com bons olhos o estudo e notamos importantes avanços. A pesquisa revelou que os líderes de sustentabilidade estão impulsionando ativamente a transformação digital e têm altas capacidades organizacionais em tecnologia digital. Por exemplo, 84% dos líderes de sustentabilidade têm funcionários com as habilidades necessárias para a transformação digital e 79% dos líderes usam metodologias progressivas como o desenvolvimento ágil. Além disso, 78% estão transformando seus processos de negócios usando dados e tecnologias digitais", afirma Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.

O estudo mostra que apenas 8% das organizações são verdadeiros líderes em sustentabilidade. São empresas que estão desenvolvendo capacidade organizacional, implementando estratégias e entregando resultados para a realização da transformação da sustentabilidade. Embora muitos líderes empresariais considerem importante a transformação para uma organização que agrega valor ao meio ambiente e à sociedade, eles acreditam que a complexidade e a enormidade dos desafios envolvidos tornam essa transformação difícil de alcançar.

Confira os principais resultados da pesquisa que revela que muitas organizações acabaram de iniciar sua jornada completa em direção à transformação da sustentabilidade. Confira as principais destaques do estudo:

  • 22% estão implementando estratégias de sustentabilidade e aumentando sua maturidade no tema;
  • 27% pensam em estratégias e estão iniciando implementações;
  • 43% ESG é parte das atividades do setor de responsabilidade social ou estão estabelecendo sustentabilidade como visão de negócio;
  • 89% dos líderes de sustentabilidade desenvolvem, aprimoram ou encerram novos negócios com base em seu propósito. Por outro lado, apenas 45% dos não líderes estão engajados na gestão de negócios com propósito;

Além disso, o estudo também confirmou que cerca de 80% dos líderes de sustentabilidade acreditam que as cinco dimensões principais de automação, experiência, inovação, resiliência e confiança são cruciais para a transformação da sustentabilidade liderada pelo digital. Ele também explora o status da transformação da sustentabilidade nessas cinco dimensões por setor e as perspectivas de implementação de tecnologia entre 2025 e 2030. Por exemplo, cerca de dois terços dos entrevistados já implementam Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar a produtividade e a experiência dos funcionários, enquanto 42 % esperam que mais da metade de todas as tarefas de negócios em sua organização sejam realizadas por meio da colaboração entre pessoas e IA até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.