O holandês ING Bank assinou contrato para a prestação de serviços de outsourcing nas áreas de instalação, manutenção e suporte das estações de trabalho de 53 mil funcionários do banco na Europa. Espera-se que o acordo de cinco anos firmado com um grupo de fornecedores composto por Accenture, Atos Origin, Getronics e KPN, seja iniciado até o fim deste ano. Cerca de 550 colaboradores na Bélgica e Holanda passarão a se reportar aos fornecedores contratados.
A iniciativa é parte de um programa de corte de custos e eficiência de operações e TI, iniciado em julho de 2005, que prevê a economia de 190 mil euros até 2008.
Segundo a porta voz do ING Group Nanne Bos, o programa consiste, basicamente, de três projetos principais: terceirização de desenvolvimento de aplicações e serviços de texto para varejo pela LogicaCMG; outsourcing de correspondência e serviços de impressão pela Astron; e por último esse acordo de manutenção de desktops dos PCs, laptops, impressoras e telefones, fixos e celulares, gerenciado pelos novos fornecedores.
Neste programa, a instituição adotou um modelo em que um fornecedor lidera o projeto e que neste caso é a Accenture, integradora responsável pela coordenação dos demais, que mantêm contratos individuais com o ING. Esta estrutura, segundo Nanne, empresta mais flexibilidade ao projeto, já que o banco pode mudar de fornecedor a qualquer momento, caso haja insatisfação, sem precisar quebrar o acordo com os demais. Outro benefício do modelo, destacado por ela, é o aumento da qualidade dos serviços prestados, pois todos os fornecedores são responsáveis pelo nível de serviços oferecidos à empresa.
Quando perguntada sobre que desdobramentos o contrato acarretaria ao Brasil, Nanne Bos afirmou que ?o programa de outsourcing e agilidade da ING Bank é completamente focado na Europa e não causará qualquer tipo de alteração das atividades da empresa no País?.