"Inclusão digital significa usar tecnologia digital para promover desenvolvimento inclusivo e não deixar nenhuma pessoa, lar ou organização para trás". Essa frase faz parte do discurso de Ken Hu, vice-presidente da Huawei, no TECH4ALL Summit que aconteceu durante o HUAWEI CONNECT 2019 e teve como tema "Como Inovação Inclusiva Pode Empoderar o Mundo".
Durante o evento, o executivo explicou melhor a iniciativa TECH4ALL da Huawei, além de compartilhar seu progresso. Ken Hu também pediu que mais indivíduos e organizações se unam à Huawei para endereçar problemas globais relacionados à saúde, educação, desenvolvimento e meio ambiente. O objetivo da TECH4ALL é ajudar mais 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital nos próximos cinco anos.
Tecnologia, aplicações e habilidades: onde a inclusão digital começa
A visão e missão da Huawei é levar a inclusão digital para todas as pessoas, lares e organizações, de modo a criar um mundo completamente conectado e inteligente. "Inclusão digital" é o termo que melhor reflete o valor social que a Huawei pode criar por meio de sua visão. Foi neste cenário que a TECH4ALL nasceu.
"A tecnologia digital está mudando o mundo. Queremos que ela beneficie a todos e que a inclusão digital compreenda a todos. Neste sentido, tecnologia é a fundação, aplicações são a chave e habilidades dão garantia", disse Ken Hu.
A TECH4ALL irá focar nessas três áreas:
o Tecnologia: A Huawei vai continuamente reduzir custos de conectividade, Inteligência Artificial (IA), nuvem e dispositivos móveis.
o Aplicações: A Huawei vai empoderar ecossistemas e ajudar desenvolvedores a criar mais aplicações para diferentes comunidades e indústrias.
o Habilidades: A Huawei vai trabalhar com governos e comunidades locais, bem como com outros setores, para aprimorar as habilidades digitais de toda a sociedade.
A Huawei identificou quatro domínios nos quais pode promover de forma compreensiva a inclusão digital:
o Saúde: Utilizando tecnologia digital para dar fácil acesso a melhores recursos de saúde a mais pessoas.
o Educação: Utilizando tecnologia para dar acesso igualitário a educação e aprimorar recursos educativos.
o Desenvolvimento: Eliminando a diferença em desenvolvimento de vários setores, negócios, regiões e grupos, assegurando acesso igualitário a recursos digitais e possibilitando que a tecnologia beneficie a todos.
o Meio Ambiente: Utilizando tecnologias inovadoras para ajudar ONGs a proteger e conservar ecossistemas de maneira mais eficiente.
Ken Hu disse também que, nos próximos cinco anos, a empresa irá ajudar outras 500 milhões de pessoas a se beneficiarem da tecnologia digital. Estes benefícios não se limitarão à conectividade, mas também irão incluir benefícios de tecnologias como IA, nuvem, dispositivos inteligentes bem como aplicações e habilidades relacionadas.
O TECH4ALL Summit atraiu representantes de muitas organizações, incluindo algumas internacionais, como UNESCO, WWF E WEF, e ONGs, como RFCx e DIVE Medicals, e governos, negócios e indústrias. Todos estes contribuíram com ideias para a iniciativa TECH4ALL.
Ann Therese, diretora do escritório da UNESCO para o Leste da África da UNESCCO, que também fez parte do evento, disse que TICs e IA ajudarão sua organização a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU mais rapidamente.
Ela anunciou que irão se juntar à Huawei no programa DigiTruck da TECH4ALL, que deve ensinar habilidades digitais para professores e mulheres em regiões rurais remotas. A World Wildlife Fund (WWF) anunciou seu programa de "proteção à biodiversidade com tecnologia", que irá integrar IA ao monitoramento, pesquisa e conservação de animais em perigo de extinção.
Já os representantes da RFCx e DIVE Medical expressaram seus planos para duplicar e promover melhores práticas de proteção às florestas tropicais e a detecção, com auxílio de IA, de deficiência visual em crianças. Estas ações irão contribuir para que cada vez mais indivíduos e regiões se beneficiem da tecnologia digital.