A Censuswide Buyers Sentiment Survey, pesquisa patrocinada pela Rimini Street, aponta que líderes de TI estão profundamente preocupados em serem forçados a adotar modelos de assinatura que podem oferecer pouco ou nenhum ROI.
O estudo ouviu mais de 600 entrevistados nos EUA, entre CIOs e CTOs de empresas com receitas superiores a US$250 milhões. De acordo com o levantamento, quase todos os CIOs e CTOs entrevistados estão comprometidos com a transição dos seus negócios para um novo modelo focado na maximização do investimento atual e na promoção da inovação por meio de aplicações em torno do ERP e bancos de dados.
Outro ponto levantado por 99% dos entrevistados são as preocupações com a implementação de um modelo de licenciamento baseado em assinatura do fabricante. As duas principais preocupações incluíam o medo de ser forçado a um modelo de assinatura que não entrega ROI (42%) e preocupações com a dependência do fabricante (42%).
De acordo com a pesquisa, 57% dos entrevistados acreditam que a transformação digital não requer necessariamente uma abordagem de "eliminar e substituir" um sistema de missão crítica como o ERP.
A pesquisa também mostra que os CIOs e CTOs foram unânimes no seu compromisso de fazer a transição dos seus negócios para um novo modelo de ERP que se concentrasse na maximização do seu investimento atual e na promoção da inovação em aplicações em torno do ERP e banco de dados.
Também conhecido como "composable ERP", este modelo permite que as empresas tenham no centro o ERP de um fabricante, integrado a aplicações modernas e mais adequadas de fabricantes múltiplos. Além de uma combinação de plataformas, essa abordagem também pode oferecer uma combinação de modelos de licenciamento (perpétuo, por assinatura, código aberto) e de implantação (on-premise, na nuvem).
Para fazer esta transição, os líderes de TI estão considerando várias fases ao mesmo tempo: otimizar o seu ambiente atual, evoluir para satisfazer as necessidades de mudança dentro e ao redor das organizações e mudar para satisfazer necessidades futuras:
• Cerca de 74% dos líderes de TI estão focados na otimização de seu software empresarial, observando o custo total de propriedade e melhores resultados.
• 63% dos líderes de TI já têm uma visão de seu estágio final de transformação graças à tecnologia modernizada e composable, ao aumento da funcionalidade e às iniciativas aceleradas de transformação digital.
• Quase metade dos entrevistados (44%) que estão evoluindo seu ambiente de TI atualmente, declaram que estão trabalhando para recuperar o controle de seu roadmap de TI das mãos dos fabricantes.
Os entrevistados reconhecem que esta transição não requer uma revisão completa dos seus sistemas ERP. Mais da metade (57%) dos CIOs e CTOs acreditam que a transformação digital não requer necessariamente uma abordagem de "eliminação e substituição" do ERP. Isto é especialmente verdadeiro para os setores de saúde (75%), manufatura (64%), bancário (62%) e TI (63%).
Ao considerar uma mudança para um novo modelo de ERP/banco de dados, os CIOs e CTOs priorizaram o seguinte:
• Capacidade de inovar em seu próprio ritmo (63%)
• Aplicações mais adequadas e que fazem sentido para o negócio (62%)
• Tecnologia moderna e funcionalidade (59%)
O estudo conclui que os líderes de TI estão percebendo que têm uma alternativa ao modelo de licenciamento baseado em assinatura. Esses líderes estão migrando para um novo modelo de ERP e banco de dados que otimiza os custos operacionais por meio de soluções em nuvem que façam sentido, mantendo o ERP atual nos casos em que a estratégia de "eliminação e substituição" não agrega valor e concentrando novos investimentos em produtos e serviços mais alinhados às estratégias de negócios que tragam crescimento e inovação.