A importância das redes sociais para um arquiteto

1

Qualquer profissional, independente da área em que atua, deve estar sempre ligado nas redes sociais. E com o setor de decoração não podia ser diferente. Você sabia que as redes sociais de tornaram uma das principais ferramentas de trabalho de um arquiteto? Para se ter uma ideia, os três primeiros meses deste ano apresentaram um lucro de até 23% mais alto em relação ao mesmo período do ano passado no setor de decoração.

Esse crescimento vem pelo fato da divulgação dos trabalhos. Existem inúmeros arquitetos espalhados pelo país e, com essa grande concorrência, é preciso de uma boa estratégia de divulgação. O Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter e Youtube são ótimas opções que podem contribuir para que os projetos do arquiteto sejam conhecidos por pessoas que futuramente podem se tornar clientes.

Mas, mesmo com toda essa tecnologia disponível para a divulgação do trabalho de um profissional, ainda é preciso saber quais redes sociais são mais receptivas quando o assunto é decoração. O Instagram, por exemplo, é o meio de comunicação mais usado nos últimos tempos, atingindo a marca de 700 milhões de usuários ativos. Quando falamos em reforma, cores, móveis e acessórios é sempre importante que o texto seja seguido de fotos e, em alguns casos, a imagem já diz tudo!

Outro ponto que pode ser explorado pelo profissional é a opção do Insta Stories, em que o usuário da conta do Instagram pode tirar fotos ou vídeos ao vivo que ficam disponíveis para seus seguidores durante 24 horas. Então por exemplo: quando finalizamos um projeto podemos compartilhar de uma forma rápida e prática com os nossos seguidores.

A prática do "Faça Você Mesmo", ou o famoso DIY- Do It Yourself, pode ser muito bem explorado na ferramenta de Insta Stories. Só para contextualizar, na prática são realizados pequenos trabalhos relacionados à decoração sem ajuda de um profissional, com o auxílio de pequenos manuais que podem ser encontrados na internet. Dessa forma, é possível divulgar ótimas dicas no Stories como desenvolvimento de velas, aparador de livros ou até porta-copos.

O Pinterest, que atualmente conta com mais de 175 milhões de usuários, também tem sido uma rede social bastante procurada principalmente pela área de arquitetura e decoração. Só no Brasil, o tema mais acessado é decoração. Por apresentar um segmento bem específico, é uma ótima opção para aqueles que apostam em interações diretas, o que garante um maior número de curtidas.

Como foi pontuado anteriormente, existem diversas formas de divulgação do trabalho de um arquiteto. Para que a exposição nas redes seja positiva, é preciso que o profissional se reinvente, alinhe a estratégia de acordo com o seu perfil e o de seus seguidores para criar a sua imagem na internet. Lembre-se: qualquer pessoa do mundo poderá vê-lo. Preste atenção nos seus concorrentes e no que você pode melhorar para atrair seguidores.

Portanto, podemos concluir que as redes sociais podem apresentar muitos pontos positivos para a carreira de um arquiteto, desde o crescimento da procura de clientes até o aumento do faturamento no final do mês. Além disso, também é uma forma de inspiração para que, nós, profissionais, encontremos novas tendências de decoração.

Dieiny Kipper, sócia-fundadora da Interiores All Online.

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário para Valber Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.