A AT&T anunciou a inauguração de dois novos centros de dados, em Xangai, na China, e em Oak Brook, nos arredores de Chicago. Os novos centros, com cerca de 170 mil metros quadrados cada um, visam reforçar a posição da empresa no mercado de serviços hospedados.
A nova instalação de Xangai, localizada no Pólo Tecnológico de Zhangjiang, é o segundo centro da AT&T naquela cidade. O primeiro centro de dados da empresa em Xangai está situado no mesmo complexo e foi inaugurado em meados deste ano.
A AT&T vai operar as instalações de Xangai junto com os provedores de serviços locais e coordenar a prestação de serviços com eles. A empresa, porém, atuará como contato único para seus clientes para prestação de serviços corporativos de hospedagem na China.
Além das instalações de Xangai, a AT&T ampliou também, no início deste ano, seu centro de dados de internet em Hong-Kong. Todos juntos, os centros de Xangai e de Hong Kong, praticamente dobraram a capacidade de hospedagem da empresa na região da Ásia-Pacífico desde o início de 2006.
Nos EUA, o novo centro de Oak Brook complementa o centro de dados situado nas proximidades de Lisle, Estado de Illinois, expandindo a presença da empresa no segmento de hospedagem na área de Chicago. A proximidade do centro de Oak Brook com a central de comutação da AT&T, confere aos clientes a conveniência de poder contar com conectividade à sua rede backbone. O centro mantém várias rotas de distribuição, de refrigeração e de energia ativas, caracterizando-se por uma disponibilidade de 99,999%.
As novas instalações elevam o número de centros de dados de internet da AT&T para 32, incluindo os 17 centros nos EUA, seis na Europa e nove na região Ásia-Pacífico. A inauguração dos novos centros faz parte da estratégia da empresa para participar do emergente mercado mundial de hospedagem. Só na China, o mercado de serviços empresariais gerenciados deverá movimentar US$ 3,7 bilhões em 2006, segundo estudo do instituto de pesquisas IDC. Para os EUA, o IDC prevê que esse mercado deverá movimentar US$ 8 bilhões até o fim de 2006.
?Continuamos investindo na expansão de nossos negócios com o objetivo de conferir suporte a nossos clientes e atender à intensa demanda por serviços hospedados por parte de empresas de pequeno e grande porte?, informou Steve Caniano, vice-presidente da AT&T.