A AT&T anunciou que foi escolhida pela Autoliv Latin America para prover soluções de integração por rede em toda a região e de conexão com a rede corporativa global da empresa. A Autoliv Latin America faz parte da Autoliv Inc., fabricante de equipamentos de segurança para a indústria automobilística. O valor do contrato não foi divulgado.
?A Autoliv é uma empresa dinâmica que tem como objetivo preservar vidas, empregando a mais avançada tecnologia de segurança do mundo?, afirmou Sílvio Sampaio, gerente de TI da Autoliv do Brasil. ?Para podermos atender praticamente todas as montadoras do mundo o mais rápido possível e fornecer nossos sistemas de segurança, precisávamos de mais do que uma simples fornecedora de sistemas de telecomunicações. Precisávamos, na verdade, de uma parceira de rede que nos ajudasse a concretizar o objetivo de criar uma rede altamente disponível, segura, flexível e eficiente.?
A Autoliv começou há alguns anos a planejar a migração para uma rede convergente. O objetivo era buscar uma solução que simplificasse as atividades de gestão de rede e racionalizasse seus custos operacionais e de propriedade, e ao mesmo tempo aumentassem a capacidade da empresa de atender às dezenas de montadoras de carro nos cinco continentes.
Além de expandir a funcionalidade da rede central, a empresa necessitava que toda a arquitetura de rede fosse reprojetada, para aumentar sua eficiência e flexibilidade, garantindo também sua segurança e disponibilidade, uma exigência das aplicações críticas utilizadas por cerca de 40 mil funcionários. ?Após analisar cerca de 30 candidatas, a Autoliv firmou um contrato com a AT&T que projetou, montou e ativou o serviço gerenciado de rede privada virtual (VPN), conectando as diferentes instalações da Autoliv na Argentina, Brasil e México, com as mais de 80 fábricas e escritórios da empresa, assim como com seus 20 centros de estudos de colisões e seus 12 centros técnicos, distribuídos pelo mundo?, conta Sampaio.
A solução que a AT&T forneceu à Autoliv da América Latina é uma rede VPN gerenciada por meio da plataforma de comutação MPLS (Multiprotocol Label Switching). Além de suprir aplicações corporativas, como voz sobre IP, a AT&T ainda monitora toda a rede, 24 horas por dia nos 7 dias por semana, inclusive o roteador de cada praça, antecipando eventuais problemas.