Estudo prevê vendas de mais de 2 milhões de PCs neste Natal

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Estudo da IDC Brasil aponta que os preços baixos dos chamados PCs populares e a disponibilidade de crédito oferecida pelas lojas varejistas devem impulsionar vendas neste Natal. De acordo com a consultoria, mais de 2 milhões de unidades, entre desktops e notebooks, deve ser comercializadas no país.

?Em 2005 foi o Natal do DVD, tendo em conta a grande demanda por esses aparelhos. Mas as apostas agora são para que tenhamos neste ano o Natal do PC, com o consumidor diluindo suavemente suas compras em planos de financiamento de 12 ou 24 vezes?, diz Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e monitores da consultoria.

A preferência dos consumidores, segundo o analista, continuará sendo pelos desktops, que possuem custos mais condizentes com o bolso do brasileiro. De acordo com a IDC, de janeiro a outubro foram vendidas 4,6 milhões de unidades de desktops. Dos notebooks, que já contam com modelos de cerca de R$ 2 mil ? e com a tendência de baixar ainda mais o preço ?, foram comercializadas 363 mil unidades no mesmo período.

A queda dos preços e os planos de financiamento também estão afetando o mercado cinza de computadores, de acordo com Sakis. Os consumidores estão preferindo cada vez mais comprar seus PCs de fabricantes oficiais para se valer da garantia de suporte e assistência técnica. Enquanto o índice de pirataria no ano passado foi acima de 60%, a estimativa da IDC é de que 2006 feche com esse índice, caindo para cerca de 50%.

Seguindo no mesmo ritmo, com diversos modelos e recursos variados, a previsão da IDC é que as impressoras também tenham destaque nas compras natalinas deste ano. Impulsionadas pelas compras de PCs, a estimativa é de que sejam vendidas 2,8 milhões de equipamentos a jato de tinta até o fim do ano. ?Cada vez mais ganhando espaço no segmento doméstico, as impressoras multifuncionais estão na mira dos consumidores?, diz Sakis. A IDC prevê que pela primeira vez na história desses equipamentos as multifuncionais irão vender mais que as impressoras de uma única função.

Para Luciano Crippa, analista de mercado que cobre esse segmento na IDC Brasil, as impressoras também estão com preços atrativos para os consumidores, além de avanços tecnológicos que atendem as mais diversas necessidades. ?A disputa entre os fabricantes está bem acirrada, o que reverte em benefícios para os usuários?. Segundo ele, uma das grandes apostas dos fabricantes para este Natal está nos equipamentos com capacidade de impressão fotográfica, que têm acompanhado o ritmo de crescimento do mercado e que, cada vez mais, atraem novos usuários pela comodidade e praticidade.

Ainda segundo o estudo, em 2006 a estimativa é que sejam comercializados 7,1 milhões de PCs e 3,2 milhões de impressoras no Brasil.

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