Norsa/Coca-Cola torna mais ágil processos com solução de BI

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Com quatro fábricas e seis centros de distribuição, a Norsa, engarrafadora da Coca-Cola para a região Nordeste, experimentou um crescimento acelerado nos oito anos em que opera no mercado. O reflexo dessa expansão foi a necessidade de acesso rápido a informações sobre o mercado, de modo a poder explorar novas oportunidades de negócios. A alternativa encontrada pela companhia para alcançar esse objetivo foi a adoção de uma ferramenta de business intelligence (BI), e que também contribuiu para melhorar o seu processo de gestão corporativa.

A Norsa investiu R$ 1 milhão e contratou a empresa de consultoria de TI Neoris para criar e implementar uma solução de BI utilizando os componentes da plataforma SAP Netweaver Business Warehouse (BW) e o Enterprise Portal (EP). De acordo com George Moura, coordenador de vendas da Norsa/Coca-Cola, antes do BI um relatório levava, em média,15 dias para ser finalizado. ?Utilizando a solução da Neoris, esse processo dura apenas algumas horas", afirma.

Além da rapidez e unificação dos relatórios, outros benefícios apontados por Moura foram a conexão das informações capturadas interna e externamente ? tais como as pesquisas de mercado realizadas pela Nielsen e consultas de satisfação junto aos canais de vendas ?, mais facilidade para elaborar módulos de planejamento e orçamento, e integração entre as outras ferramentas já existentes no sistema corporativo da Norsa. Hoje a empresa consegue verificar se ações planejadas foram efetivamente executadas.

"A partir de bases consistentes de informação, criadas pela ferramenta de BI de acordo com as características de gestão de negócios da Norsa, 70 executivos de nível gerencial têm acesso a um volume bem mais detalhado de dados, que anteriormente ficavam restritos a apenas parte dos usuários. Ou seja, a ação isolada de um departamento passa a ser exposta à toda corporação, padronizando e facilitando o processo de tomada de decisões e o controle das estratégias", explica Moura.

Segundo Alexandre D'Aquino, diretor de soluções da Neoris, o desafio do projeto foi fornecer informações que permitissem à Norsa conhecer o potencial do seu mercado, o comportamento do ponto de venda e as preferências do consumidor em cada localidade que ela atua. "A empresa pode segmentar a sua estratégia comercial através da melhor oferta de produto, embalagem, preço e serviços para cada um dos seus canais de vendas, ampliando os seus níveis de rentabilidade", afirma.

A Norsa foi fundada em 1998 com a união dos franqueados Coca-Cola nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Nesses oito anos de existência, alcançou a liderança absoluta do mercado de refrigerantes na região. Com 3.145 funcionários, a engarrafadora comercializa e distribui as cervejas da Femsa em 146.272 pontos-de-venda.

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