Brasil se mantém como segundo país com mais sequestro de dados

0

A Trend Micro divulgou o relatório Fast Facts, que analisou o cenário global das ameaças cibernéticas em outubro. O estudo mostra que o Brasil se mantém na vice-liderança na lista de países que mais sofrem com ameaças ransomware, sendo alvo de 10,45% das ameaças globais identificadas pela Trend Micro. O país líder nesse ranking é os Estados Unidos (com 11,16% das ameaças de todo o mundo). Do Top 5 fazem parte também Índia, Vietnã e Turquia.

Além dos ataques ransomware, outra ameaça crescente aqui no Brasil são os e-mails maliciosos. Apenas em outubro, a Trend Micro bloqueou mais de 130 milhões de ameaças por e-mail. Nesse campo, o Brasil fica atrás apenas dos EUA (que lidera o ranking mais uma vez, com mais de 700 milhões de ameaças bloqueadas) e da China.

"O e-mail é um requisito para a utilização de diversos serviços e plataformas digitais no Brasil, desde e-commerces até a indústria de apps, que envolvem mobilidade, jogos, delivery e outros serviços. Não é surpresa que os atacantes visem esse canal para roubar dados e conseguir controle de contas, sempre a fim de monetizar os golpes aplicados", explica Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro.

Endereços falsos

Segundo os números da Trend Micro, as URLs falsas são outro grande fator de atenção quando o assunto é segurança cibernética. Apenas em outubro, cada um dos endereços falsos que continham ameaças fez, em média, 26 vítimas. No período, a companhia bloqueou mais de 47 mil endereços maliciosos.

Mobile

O número crescente de dispositivos móveis também não passou desapercebido pelos cibercriminosos. A Trend Micro bloqueou mais de 2,1 mil aplicativos maliciosos que seriam baixados pelos usuários. "Esses fake apps ficam dentro das lojas oficiais dos fabricantes do sistema operacional, muitas vezes disfarçados como jogos ou aplicativos com filtros para edição de fotos, pois são categorias de apps bastante exploradas pelos usuários. Após instalados, esses aplicativos podem roubar informações, atuar como adware (exibindo anúncios indesejados e de forma abusiva) e até mesmo monitorar o usuário por meio da câmera ou microfone do smartphone," finaliza Fiorim.

O estudo

O relatório Trend Micro é divulgado pela Trend Micro Research, com atualizações mensais sobre o cenário de ameaças. Além dos sensores da SPN, os dados coletados também vieram de pesquisadores da Trend Micro, da equipe do Zero Day Initiative (ZDI), da equipe de Threat Hunting, da equipe de Serviço Móvel de Reputação de Aplicativos (MARS) e da Smart Home Network (SHN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.