Relatório da Ford mostra comportamento do consumidor no próximo ano

0

A Ford divulgou o seu novo estudo de tendências globais, mostrando os assuntos que mais devem influenciar o comportamento do consumidor no próximo ano. Segundo o Relatório de Tendências Ford 2020, uma das preocupações principais será a busca pela confiança: na era da conectividade, as pessoas se sentem mais sozinhas que nunca e acham difícil confiar nos outros e nas empresas.

"O ritmo das mudanças tem aumentado globalmente e, sem confiança nas instituições, marcas e parceiros, a maioria das pessoas se sente extremamente sobrecarregada", diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford. "Os consumidores querem acreditar que as empresas estão fazendo a coisa certa, mas as empresas também precisam dar uma razão clara para isso. Na Ford, continuamos profundamente focados em melhorar a vida dos consumidores e das comunidades para continuar tendo um relacionamento confiável que nos leve juntos para frente."

A pesquisa feita em 14 países das Américas, Ásia, Europa e Oriente Médio mostra que a capacidade de confiar nos parceiros, comunidades e empresas tem um impacto crucial na vida diária das pessoas. Outras tendências de consumo reveladas no relatório são:

Todos sós: a solidão tornou-se uma epidemia de proporções globais. Ela está presente principalmente entre os jovens – 62% da Geração "Z" concordam com a afirmação: "Sinto-me sozinho regularmente" e 50% concordam com: "Muitas vezes sinto-me sozinho quando estou perto de outras pessoas".

Abaixo da superfície: há um interesse crescente nos elementos invisíveis da construção da confiança do consumidor. O consumidor quer acreditar que as empresas estão fazendo a coisa certa, mas precisa ver para crer. Globalmente, 67% dos adultos concordam que: "Quando uma marca perde minha confiança, não há como voltar atrás".

Chamada à mudança: as pessoas estão pedindo às marcas para mudar de uma mentalidade baseada em produtos para outra focada em valores – embora isso nem sempre tenha impacto na decisão de compra: 59% dos adultos dizem se preocupar mais com a conveniência de compra do que com os valores da marca.

Grandes expectativas: com o crescimento do comércio pela internet, aumentam também as expectativas em relação às marcas. 67% dos adultos concordam com a afirmação: "Eu espero mais das marcas do que no passado."

O paradoxo verde: em todo o mundo, os consumidores estão cada vez mais preocupados com as mudanças climáticas. Mas isso não se traduz em urgência: 64% das pessoas não estão mudando seu comportamento para ajudar a combater as mudanças climáticas e não acreditam que podem fazer a diferença.

A identidade importa: as conversas e a linguagem em torno da identidade estão evoluindo – mais especificamente, o entendimento de que a identidade é construída por atributos visíveis e invisíveis, como identidade sexual, ancestralidade, religião e outros. Apenas 67% dos adultos afirmam: "Eu entendo o conceito de fluidez de gênero".

Segunda vida: novas empresas de "upcycle" no mundo modernizaram as compras de segunda mão. O chamado movimento de "re-commerce" está crescendo entre compradores sofisticados e conhecedores do mercado, dando vida nova a peças de moda, eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios domésticos e outros produtos usados – e cada vez mais consumidores estão optando por isso. Globalmente, 60% dos adultos dizem: "Estou mais aberto a comprar bens usados do que há cinco anos."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.