Belgo Bekaert fabrica sua primeira peça por impressão 3D a partir de arame de aço

0

A Belgo Bekaert, maior produtora de arames de aço da América Latina, em parceria com o Centro de Inovação e Tecnologia CIT SENAI, está desenvolvendo sua primeira peça feita por impressão 3D, a partir de arame de aço projetado especificamente para este propósito. O protótipo, impresso em 24 horas pelo processo MADA (Manufatura Aditiva por Deposição a Arco), é a roldana de um equipamento de trefilaria que normalmente demoraria dias para ser fabricada da maneira tradicional. A solução, que pretende otimizar o estoque e tempo de substituição de peças, é pioneira em Minas Gerais e será testada pela própria Belgo Bekaert, na fábrica de Contagem (MG).  

"Desenvolver a tecnologia da manufatura aditiva (impressão 3D) a partir do nosso arame como insumo abre uma gama de possibilidades para a indústria como um todo. Tanto para a fabricação de uma peça única com mais rapidez, quanto para uma peça que não está mais disponível no mercado, por ser um modelo já antigo, ou mesmo customizar a peça para algum projeto", explica o Gerente de Inovação de Fronteira Tecnológica da Belgo Bekaert, Glauber Campos.  

Com base em um modelo tridimensional criado no computador, e usando arame de aço de alta qualidade, conseguiu-se chegar a um resultado que apresenta as mesmas especificações técnicas da peça feita pelo método convencional. "A partir de agora, começaremos os testes de uso do protótipo dentro da Belgo, e, assim, conseguiremos a comparação de performance da impressão 3D de peças com nosso arame e uma peça convencional", complementa o Gerente de Produtos da Belgo Bekaert Jeremias Antônio da Silva, explicando que já se utiliza comercialmente a impressão 3D a partir de pó metálico, entretanto, disponível apenas para ligas de metais de alto custo. O desenvolvimento de arames de aço, em curso, com o processo MADA, pode proporcionar uma nova área de desenvolvimento para a indústria que produz peças em aço, com um custo mais competitivo.  

Analista de Tecnologia do CIT SENAI, Givan Martins Macedo Júnior, explica que o processo MADA emprega uma nova abordagem para a fabricação de peças, com redução de custos e outras vantagens. "Na comparação com outros processos tradicionais para a fabricação de peças, já consagrados, o MADA melhora a competitividade e gera novas abordagens da cadeia de manufatura como um todo. Quando faço um componente impresso, gero o produto na forma final que quero, sem desperdício. Posso também combinar diferentes materiais em uma mesma peça, o que não é possível fazer nos processos comuns de fabricação", pondera Macedo.  

A capacidade de fazer impressão total de materiais, aponta ainda o analista, gera oportunidades de negócios para as empresas, fomenta a cadeia de manufatura, permite que participem de projetos de forma fracionada e que capacitem pessoas, entre outras possibilidades. Macedo lembra que a Belgo Bekaert já é parceira do CTI SENAI há mais tempo, e que esse desenvolvimento de materiais cria potencial para que a empresa cumpra demandas da própria fábrica e, ainda, possa fornecer para vários players.  

Belgo Bekaert avança em projetos com impressão 3D 

Atenta aos avanços do mercado, desde 2016 a Belgo Bekaert investe em pesquisa e projetos de impressão 3D que utilizam o arame de aço como matéria-prima. Em conjunto com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a Belgo Bekaert já fez o levantamento das propriedades físicas e metalúrgicas de uma grande gama de arames destinados a Impressão 3D. A primeira peça em aço impressa por esta técnica no Brasil foi desenvolvida com arame Belgo para a Petrobras, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), consolidando o potencial de desenvolvimento de produtos com elevada resistência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.