Fabricantes apresentam soluções de distribuição de conteúdo móvel

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Fabricantes de handsets estão criando novas soluções de distribuição de conteúdo móvel que, em alguns casos, dispensa uma divisão de receita direta com as operadoras celulares. A tendência pode ser percebida ao se comparar os estandes de pelo menos três grandes fabricantes no Mobile World Congress, em Barcelona. A mais agressiva nessa estratégia é a Nokia. A empresa anunciou durante a feira a criação de uma loja de aplicativos móveis, que funcionará fora dos portais das operadoras, a "OVI Store". Os desenvolvedores são convidados a enviar seus aplicativos a partir de março e a loja será aberta ao público em maio. Além disso, há algum tempo a Nokia já oferece uma loja de música on-line própria e que mereceu destaque em seu estande em Barcelona. A "Nokia Music" tem mais de 4 milhões de faixas em seu catálogo. Nos mercados de Singapura e da Austrália, o recém lançado modelo 5800 Xpress Music acompanha um contrato que dá direito ao usuário a baixar quantas músicas quiser durante 12 meses.
A SonyEricsson, por sua vez, apresenta na feira a "Sony Ericsson Experience Store". Em vez de vender conteúdo pela rede celular, o projeto consiste em instalar "estações de download" em redes varejistas. O usuário conecta seu celular SonyEricsson à estação e através de um display touch-screen escolhe o conteúdo que deseja comprar para seu telefone, entre música, games, vídeos etc. Para comprar, entretanto, é preciso adquirir antes um cartão, batizado de "play now", também nas redes varejistas. É uma espécie de cartão pré-pago, que armazena créditos e que deve ser usado na estação de download para poder adquirir o conteúdo. A "Sony Ericsson Experience Store" foi lançada inicialmente na Malásia.
A Samsung, por sua vez, trabalha para lançar no terceiro trimestre uma solução de loja de música para celular. Mas a fabricante coreana não pretende brigar com as operadoras e sim tê-las como aliadas. A idéia é oferecer às operadoras a solução de loja de música móvel e dividir a receita com as vendas. Para aquelas operadoras que já possuem uma loja de música móvel, a Samsung poderá oferecer acordos para complementar o portfólio.

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