Em pouco mais de um ano de operação, o HubDigital, plataforma desenvolvida pela TecBan para acelerar a entrada de novas instituições de pagamento, fintechs e bancos sociais ao Banco24Horas, viabilizou mais de 4 milhões de transações. Destas, 2,3 milhões foram saques, que movimentaram mais de R$ 1 bilhão. Somente em 2020, foram mais 55 instituições que aderiram a solução, crescimento que confirma o levantamento interno da TecBan em relação ao comportamento da procura pelo dinheiro em espécie.
Dados do Banco24Horas apontam um aumento de 18% no valor médio de dinheiro sacado no terceiro trimestre de 2020 frente ao mesmo período de 2019. Considerando o universo do HubDigital, a percepção do interesse no saque em dinheiro também foi notada.
"Mesmo com todas as soluções digitais, percebemos o movimento das fintechs em procurarem a TecBan por conta da compreensão da importância de oferecer o saque de dinheiro aos seus clientes devido ao reconhecimento das diferentes necessidades da população em cada região do Brasil", afirma Tiago Aguiar, Superintendente de Novas Plataformas da TecBan.
Com o objetivo de aumentar a convergência físico-digital do ecossistema financeiro brasileiro, o HubDigital permite que as associadas ofereçam aos seus usuários saques utilizando cartão físico, QR Code (Saque Digital) ou até mesmo via Token, no qual é possível enviar dinheiro a uma pessoa que não possui conta em banco para que ela efetue a retirada em qualquer um dos 23 mil Banco24Horas distribuídos pelo Brasil mediante a digitação de um código numérico + CPF. Sem a utilização de cartão, é possível fazer ainda depósitos online. Além disso, a plataforma também disponibiliza aos usuários portadores de cartão físico as transações de consulta de saldo, extrato, troca de senha e desbloqueio de chip.
"Estamos certos de que o HubDigital agrega valor para todo o ecossistema de novas instituições e, claro, para os seus clientes. A facilidade do ingresso das instituições no Banco24Horas acelera o processo de desenvolvimento das fintechs no país e a plataforma amplia o acesso ao dinheiro. Acreditamos que os meios de pagamento, incluindo o dinheiro, estão cada vez mais integrados e interconectados e nós contribuímos para assegurar essa convergência por meio da integração físico-digital, que proporciona mais liberdade de escolha aos usuários finais", conclui Tiago.