Tecnisa e PepsiCo obtêm sucesso com campanhas em redes socias

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"Quem faz campanhas nas redes sociais percebe os resultados, quem não faz jura que não dá certo." A afirmação é de Romeo Busarello, diretor de internet da Tecnisa, uma das maiores incorporadoras de edifícios residenciais e comerciais do Brasil, e serve para ilustrar a importância e potencial de negócios que o uso de mídias sociais pode representar para as empresas.
Mas não é somente com palavras que o executivo mostra o retorno que o uso da internet e das mídias sociais pode trazer para uma companhia, ele comprova com números. Segundo Busarello, 12% do tráfego de internet da Tecnisa já é proveniente de redes sociais, parcela que deve seguir crescendo. Por isso, diz ele, a empresa está totalmente imersa nesse novo cenário da web, com o emprego de blog, Twitter e aplicativo para iPhone.
A incorporadora já realizou a venda de um apartamento pelo Twitter e outro pelo aplicativo desenvolvido para o iPhone. "As vendas pela internet devem atingir entre R$ 450 milhões e R$ 500 milhões neste ano", calcula. Busarelo ressalta que as redes sociais geram diversas consultas de interessados em fechar a compra de imóveis. Segundo ele, cerca de 1 mil a 1,5 mil contatos de pessoas interessadas em adquirir imóveis são feitos pelo Twitter.
O diretor de internet da Tecnisa observa que para se obter sucesso em redes sociais é preponderante ter uma equipe focada e dirigida exclusivamente para esse meio. Ele avalia que a melhor forma de encontrar o cliente é ser encontrado por ele. Por esse motivo, estar presente nos meios sociais e sempre monitorar o que ocorre na internet é fundamental para esse tipo de estratégia.
Busarelo salienta a venda de imóveis por meio de redes sociais é um bônus, já que o principal objetivo é gerar interação e relacionamento.
Outra recomendação de Busarello é que as empresas não devem ingressar no mundo das redes sociais sem antes ter feito um planejamento estratégico. Além disso, não devem vender anúncios em ferramentas sociais de comunicação. "Não seja evasivo, faça pouco e aprenda muito. Não dá para ser 100% focado em retorno sobre investimento [ROI] quando se inova. É muito difícil mensurar resultados sobre uma ação que você nunca fez", diz.
Busarello adiantou que a Tecnisa lançará nas próximas semanas uma plataforma de crowdsourcing (rede social para desenvolvimento de conteúdo colaborativo em larga escala) e open innovation que será voltada para descobrir ideias inovadoras. A rede será batizada de Tecnisa Ideias.
Campanha inusitada
Outro caso de sucesso de campanha em redes sociais é o da PepsiCo, feita para promover um dos seus produtos, o Doritos. A empresa criou uma promoção baseada em vídeo no YouTube por meio da qual daria como prêmio um pacote gigante de Doritos de cerca de 100 quilos. Para isso, bastava o consumidor acessar o site e dar um palpite de quantas tortilhas tinham dentro do pacote.
A promoção foi um estrondoso sucesso, conta o vice-presidente de marketing e inovação da PepsiCo Brasil Foods, Carlos Ricardo. De acordo com o executivo, a campanha gerou 1.018 posts no Twitter, 59.187 views no vídeo no YouTube e cerca de 38,4 mil links no Google.
Além disso, a companhia realizou outra campanha com o Doritos, também baseada totalmente em internet e redes sociais. Ela utilizou a tecnologia de realidade aumentada, por meio de códigos gravados nos sacos das embalagens de Doritos Sweet Chili. Quando os consumidores aproximavam o código da webcam, eram criados na tela do computador monstrinhos, batizados de Doritos Lovers, que poderiam ser salvos como BuddyPoke no Orkut.
"O resultado foi fantástico", afirma Ricardo, dizendo que a campanha gerou mais de 40 mil visitas ao site, número superior a 250 mil Doritos Lovers liberados e mais de 20 mil Doritos Lovers sendo colocados no Orkut. "Mais importante que os resultados, foi mostrar que estamos conectados, ouvindo e nos relacionando com nossos clientes", conclui.
Os executivos participaram do Web Expo Forum 2010, evento promovido pelas revistas TI INSIDE, TELETIME e TELA VIVA, e realizado pela Converge Comunicações, que terminou nesta sexta-feira, 19.

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