Profissionais da IBM atuarão como gestores em 33 cidades do mundo

0

A IBM anuncia a seleção de 33 cidades para receber seus funcionários de diferentes países que realizarão trabalhos voluntários junto às administrações municipais. O projeto, denominado Executive Service Corps (ESC), faz parte de um programa mundial que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico das cidades e capacitar líderes globais. No Brasil, Curitiba foi a cidade escolhida.
Para participar da iniciativa, as prefeituras interessadas se inscreveram no programa Smarter Cities Challenge, apresentando projetos em áreas de desenvolvimento econômico e força de trabalho (ações para atrair empregos e indústrias), transporte, sustentabilidade, saúde, educação, além do planejamento urbano. As cidades selecionadas receberão equipes de executivos da IBM, de diferentes nacionalidades e áreas de atuação, que passarão cerca de um mês na cidade trabalhando nos projetos municipais, contribuindo com experiência, conhecimento e prática nas questões críticas.
No Brasil, um time de seis executivos vindos da Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Finlândia, chega à Curitiba em abril para desenvolver projetos junto à Agência de Desenvolvimento da Prefeitura de Curitiba. O objetivo é auxiliar a prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento, na ampliação da interação entre o poder público e a sociedade, otimizando recursos disponíveis para elevar a qualidade dos serviços públicos.
“As cidades foram selecionadas por razões diferentes, mas todas têm um ponto em comum: o comprometimento das suas lideranças para colocar em prática as mudanças necessárias que as ajudarão a desenvolver seus projetos de maneira ainda mais eficaz. As iniciativas escolhidas demonstraram vocação para se tornarem um modelo para outras municipalidades, capacidade de colaboração com seus diversos stakeholders e um forte compromisso com a implementação de ações que sejam efetivas e benéficas para os cidadãos”, explica Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.
Em 2012, além de Curitiba, cidades de Gana, Índia, Tailândia, Reino Unido, Coreia do Sul, Vietnã, Malásia, Alemanha, Holanda, Japão, Cingapura, Espanha, Colômbia, China, Quênia, Marrocos, Argentina, Itália, África do Sul, México, Canadá e Estados Unidos receberão o projeto.
Hoje, as ações de cidadania da IBM são norteadas pelo princípio de “doação de serviços”, em que a companhia aplica o conhecimento de seus colaboradores em benefício de projetos liderados por ONGs e administrações públicas. O objetivo é contribuir para uma gestão mais eficiente e processos mais sustentáveis, permitindo que essas instituições desenvolvam seus projetos de maneira mais eficaz.
As recomendações feitas às 24 cidades que participaram do Smarter Cities Challenge no ano passado e às sete que integraram o piloto em 2010 já produzem resultados concretos. Glasglow, na Escócia, por exemplo, passou a subsidiar as contas de calefação de seus idosos a partir de projetos de energia limpa, enquanto Edmonton, no Canadá, agora analisa os dados de tráfego de forma mais rigorosa para aumentar a segurança em suas vias.
Em Chicago, nos Estados Unidos, a prefeitura fará parceria com empresas para abrir cinco escolas de tecnologia para capacitação profissional ainda este ano e, em St. Louis, as agências relacionadas à segurança pública passaram a trabalhar de forma mais coordenada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.