Um dia após ter adquirido a Próxima, empresa desenvolvedora de softwares para agroindústria, a Datasul, fornecedora de software de gestão empresarial, anunciou nesta quinta-feira (19/4) a compra da Ilog, empresa especializada no desenvolvimento de soluções de e-learning.
A Datasul vai pagar R$ 2,16 milhões em dinheiro pela aquisição dos direitos de propriedade intelectual, marca e contratos com clientes da empresa, que foi criada em 2000 em uma incubadora tecnológica catarinense e que tem entre seus clientes companhias como a Avon, Electrolux, GVT, Senai e Sesi.
A estratégia da Datasul com a compra é reforçar sua operação de educação corporativa, a Datasul Educação Corporativa, criada em 2005. ?A DEC nasceu com o objetivo de auxiliar empresas no desenvolvimento de projetos de gestão de aprendizagem, programas de e-learning, certificação e capacitação em sistemas de gestão empresarial. Essa aquisição vem agregar tecnologia e know-how aos serviços que já prestamos, gerando mais benefícios aos clientes, reduzindo custos de treinamento e encurtando ciclos de aprendizagem?, afirmou Jorge Steffens, presidente da companhia.
Segundo dados do Anuário e-Learning Brasil, de 2001 a 2005, foram investidos cerca de R$ 310 milhões em educação corporativa e projetos de e-learning. Só em 2005, o volume de recursos direcionados para esse fim cresceu cerca de 65% em relação ao ano anterior. Até 2010, a expectativa é que o montante de investimentos em programas de educação à distância e capacitação de profissionais chegue a R$ 3 bilhões.
As soluções de e-learning da Ilog têm sido usadas para a criação de ambientes virtuais de aprendizagem integrados com a gestão de cursos e treinamentos à distância e de apoio ao ensino presencial. Em 2006, a empresa lançou uma solução que, aplicada na gestão de desenvolvimento de pessoas e carreiras, permite estender a gestão da aprendizagem ao contexto de gestão do capital humano.
Contando com 22 colaboradores e uma base de aproximadamente 30 clientes, no ano passado, a Ilog apresentou um crescimento de receitas de cerca de 40% em relação ao ano anterior, alcançando um faturamento de R$ 1,5 milhão. Aproximadamente 40% deste total correspondem a receitas recorrentes, tais como serviços de suporte, manutenção e ao fornecimento das soluções no modelo ASP (application service provider).