Samu de Porto Alegre monitora pessoas nas ruas

0

O Samu de Porto Alegre iniciou, neste mês, o monitoramento visual de pessoas que circulam pelas ruas da Capital. O sistema de videomonitoramento é uma parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Procempa e a equipe de informática do Hospital de Pronto Socorro. A ferramenta auxilia na localização das vítimas de acidentes de trânsito e na tomada de decisão do médico regulador, que acompanha em tempo real os fatos e providencia o deslocamento da ambulância para atendimento.
O serviço funciona com um monitor previamente instalado, que apresenta um mosaico de imagens que são selecionadas e expandidas em tela inteira focando a vítima. São dezenas de câmeras Axis com Zoom ótico 26x e digital 12x localizadas em pontos estratégicos e cruzamentos de maior tráfego da cidade. A imagem é compartilhada com o Samu e a câmera é operada remotamente via software apropriado.
"Poder ver a vítima em tempo real facilita a tomada de decisão. As câmeras tem um zoom ótico e digital que permite ver no detalhe. Também facilita muito a visualização do trânsito pelo radioperador, que comanda a frota evitando trânsito e escolhendo a melhor rota. Outra aplicação foi poder identificar as cabines telefônicas (e os indivíduos) que passam trotes", explica o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Luciano Eifler.
De acordo com Eifler, na sala de regulação do Samu o médico pode ver as vítimas de trauma em via pública, verificar o número de vítimas no local, o amassamento dos veículos e a cinemática do acidente. "Com a aplicação do zoom é possível verificar o padrão ventilatório e lesões das vítimas, surpreender aquele solicitante que não está informando adequadamente sobre a cena do acidente, acompanhar o atendimento das equipes do SAMU em tempo real no local da ocorrência", acrescenta o médico. A segunda etapa do projeto prevê uma câmera dentro da ambulância para orientar as equipes de suporte básico no atendimento da urgência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.