O Yahoo divulgou nesta sexta-feira, 19, o fim de diversos serviços. Entre eles estão a entrega de conteúdo por mensagem de texto no celular, o SMS Alerts, o portal para crianças Yahoo Kids, o comunicador Messenger, versões antigas do e-mail, aplicativos para smartphones entrada de linha, o site de eventos Upcoming e o serviço de leilão e vendas online, Yahoo Deals.
Sem dar muitos detalhes, a companhia justifica a medida como "um esforço para tornar nosso foco mais nítido, direcionando os trabalhos para áreas mais lucrativas". Em comunicado, a empresa explica que o objetivo principal, agora, é levar "experiências de entretenimento aos usuários".
Toda a lista ficará indisponível em apenas 11 dias — a partir de 30 de abril. Andy Baio, fundador da startup Upcoming, adquirida pelo Yahoo para ser incorporada ao portal, publicou em seu blog uma nota de descontentamento com a companhia. "Bem ao estilo 'dane-se' do Yahoo, eles encerrarão a comunidade que eu fundei, e farão isso sem nenhum anúncio no site, nada", escreveu. Ele também afirmou que já previa a decisão. "Esse obituário estava escrito há alguns dias e salvo no meu computador, do mesmo jeito que jornais fazem com celebridades, esperando pelo triste dia de sua publicação."