A Alcatel One Touch, fabricante de smartphones do grupo chinês TCL Communication, promoveu um reestruturação em suas operações no Brasil e na América Latina, ao mesmo tempo em que simplificou sua marca, adotando simplesmente o nome Alcatel. Além disso, anunciou a abertura de uma loja online, a AlcatelShop, e o lançamento da linha de smartphones Pixi, com telas com tamanho de 4,5 polegadas e 6 polegadas, com conexões 3G e 4G.
Além das mudanças ocorridas em dezembro passado na direção da empresa, ela contratou os executivos Roberto Sobol e Raphael Rocha, ex-Samsung e LG, respectivamente, para dirigirem as áreas de produtos no Brasil e na América Latina.
Fernando Pezzotti, presidente da Alcatel Brasil, disse que a nova família de smartphones já reflete o posicionamento para ampliar a fatia de mercado, que, segundo dados da consultoria GfK, coloca a empresa na quarta na posição no ranking em vendas — na América Latina ela está em segundo lugar.
Para acelerar a comercialização, a empresa aumentou para 9 mil o número de pontos-de-venda, diretos e indiretos, cobrindo 92% de locais em todo o país. Segundo Pezzotti, a fábrica em Manaus está preparada para dobrar sua produção, caso seja necessário. Apesar de manter parceria com as operadoras de telefonia celular, as vendas por meio desse canal ainda irá demorar alguns meses.
Pezzotti acrescentou ainda que a Alcatel está investindo para oferecer serviços de pós-vendas, inclusive com atendimento via WhatsApp. "Recebemos o selo R-1000 do site Reclame Aqui, por sermos uma empresa de com bom atendimento ao consumidor."
A loja online também irá comercializar, ainda neste ano, outros produtos da Alcatel, como tablets, smartwatches e acessórios, mas o executivo não quis adiantar quais modelos estarão disponíveis.
Lançamentos
O modelo de entrada da nova linha de smartphones, o Pixi4, tem tela de 4 polegadas, resolução de 800 x 480 pixels, vem com sistema operacional Android 6.0 Marshmallow, chipset Mediatek, câmera de 8 megapixels com flash frontal ideal para tirar selfies, bateria com duração de 17 horas em conversação e 21 dias standby, memória interna de 8GB (expansível até 32 GB) e 1 GB de memória RAM. O preço sugerido para esse modelo é de R$ 499, e vem com capas em cores básicas preta, branca, vermelha, azul, rosa, e em metálica, cores prata, rosa, preta e branca.
O modelo Pixi5, para 3G, vem com 16 GB de memória total (8 GB de memória interna e 8 GB com MicroSD Card),16 GB de memória RAM chipset Mediatek, processador Quad Core de 1,3 GHs, TV Digital, última versão do Android Marshmellow 6.0, capas nas cores branca, verde, azul e cinza. Já modelo Pixi5, para 4 G, conta com memória total de 24 GB (8 GB de memória interna e 16GB com MicroSD Card), 16 GB de memória RAM chipset Mediatek, processador Quad Core, versão do Android Marshmellow 6.0 , capas na cores metálicas prata, rosa, dourado e cinza. Os preços sugeridos são de R$ 746 e R$ 799, respectivamente.
O modelo Pixi 6.0 é um phablet de tela grande de 6 polegadas, processador quad core de 1,3 GHz, 24 GB de memória total ( 8Gb de memória interna, 16 GB com MicroSD Card), 1 GB de memória RAM, sistema operacional Android 5.1 Lollipop , bateria de 15 horas de conversão e 23 dias stand by. A câmera é de 13 megapixels e gravação de vídeo Full HD. O preço sugerido é de R$ 899.
Pezzotti diz que esse portfólio foi desenvolvido para o mercado local, com característica relevantes não só de preço acessível, mas com capacidade de memória (60% do mercado brasileiro adota 8 e 16 GB), câmera frontal, bateria, sistema operacional e velocidade. "Esse é o portfólio que estamos lançando no primeiro semestre; no segundo teremos novos lançamentos", diz o executivo.