O Twitter está em negociações para adquirir o SoundCloud, serviço alemão de compartilhamento de músicas que permite aos usuários enviar e compartilhar arquivos de áudio na internet, autointitulado como "YouTube do áudio", segundo relataram pessoas próximas às conversações ao site de tecnologia re/Code.
A aquisição é mais uma tentativa da rede de microblogs de aumentar o número de usuários, bem como a venda de anúncios, ao tirar proveito do fato de que muitos de seus usuários gostam de falar sobre música e, inclusive, de compartilhar links do próprio SoundCloud em seus tuítes.
As conversações entre as duas empresas começaram no ano passado, quando o Twitter chegou a planejar uma parceria com o SoundCloud para o lançamento de um aplicativo de música, o qual não fez sucesso e logo foi descontinuado. Na época, a falta de contrato entre a plataforma e grandes gravadoras emperrou as negociações. Embora algumas músicas estejam registradas no serviço de streaming sem a permissão dos compositores, outras são disponibilizadas por artistas que valorizam a divulgação que o SoundCloud proporciona.
Avaliado em US$ 700 milhões, após receber rodada de investimento de US$ 60 milhões no início do ano, o serviço de streaming musical possui mais de 250 milhões de usuários e é usado tanto por artistas renomados como por músicos independentes que desejam distribuir o seu trabalho na web.