Mercado mundial de software de CRM cresce 13,3% em 2014

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As vendas mundiais de software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) totalizaram US$ 23,2 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 13,3% na comparação com 2013, quando a receita da indústria do setor atingiu US$ 20,4 bilhões, segundo dados do Gartner.

Os softwares de CRM ofertados na nuvem como serviço (SaaS) representaram quase 47% das vendas no ano passado. De acordo com a consultoria, o software como serviço é uma opção para organizações de todos os portes que procuram alternativas mais fáceis para a modernização dos sistemas legados e obter retorno dos investimentos (ROI) rapidamente.

Ainda segundo o relatório, mais de 23% dos gastos com CRM em 2014 foram dos segmentos de comunicações, mídia e serviços de TI, os quais se concentrar em grandes grupos que utilizam tecnologias de call center. Manufatura aparece em segundo lugar, visto que as empresas do setor utilizam CRM para o gerenciamento de produtos, seguida por bancos, em que as experiências de serviço ao cliente são fundamentais para o crescimento.

Entre os fornecedores, a Salesforce.com continuou na liderança do mercado com 18,4% de participação e receita de US$ 4,2 bilhões. A multinacional alemã SAP manteve-se na segunda colocação ficando com 12,1% de fatia de mercado e receita de US$ 2,8 bilhões. (veja ranking completo na tabela abaixo).

Receita mundial de fabricantes de software CRM em 2014 (em milhões de dólares)

 

Companhia 2014 Receita 2013 Receita 2014 Share (%) 2013 Share (%) 
Salesforce.com 4,268.5 3,330.2 18.4 16.3
SAP 2,809.4 2,621.3 12.1 12.8
Oracle 2,115.2 2,060.8  9.1 10.1
Microsoft 1,438.6 1,181.8  6.2  5.8
IBM 873.1 792.1  3.8  3.9
Outros 11,681.9 10,474.7  50.4  51.1
Total 23,186.7 20,460.9 100 100


Fonte: Gartner (maio 2015)

Do ponto de vista regional, a América do Norte continuou a guiar a maior parte da receita (52,3%) do mercado mundial de CRM em 2014, enquanto a Europa Ocidental teve um crescimento de dois dígitos, não divulgado pelo Gartner. Estas duas regiões representam 78,6% de todos os gastos com software CRM. Já a região da Ásia-Pacífico expandiu suas vendas em 18,7% no período.

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