BPO suporta transações de compras da Petronect

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A contratação de serviços no modelo de BPO (terceirização dos processos de outsourcing) ajudou a Petronect, portal de compras de bens e serviços para empresas do grupo Petrobras, a aumentar as operações e a criar aplicações com mais velocidade para suportar transações com fornecedores. Desde que entrou em operação, em outubro de 2003, a empresa optou por terceirizar algumas aplicações.

O serviço de help desk, a gestão de aplicações e o time de profissionais de vendas técnicas estão sob responsabilidade da Accenture. Luis Fernando Mendonça Frutuoso, gerente da Petronect, explica que a empresa já nasceu com o objetivo de se preocupar apenas com processos ligados ao negócio da companhia.

Com esse modelo, Frutuoso diz que a Petronect conseguiu expandir rapidamente sua plataforma de business-to-business. No final de 2003, a empresa operava com 50 fornecedores, número que hoje está em 18 mil.

Além disso, a companhia realiza mensalmente 12 mil processos de licitações pelo portal de compras de bens e serviços de pequeno valor. O sistema permite às empresas do sistema Petrobras fazerem cotações e receber propostas pela internet.

Frutuoso afirma que a empresa avalia constantemente a entrega dos serviços de BPO e planeja mudanças para 2007. O data center da Petrobras, que já oferece hosting para Petronect, também assumirá a gestão de aplicações, que hoje está nas mãos da Accenture.

?Fizemos a contas e constatamos que juntar os dois serviços num mesmo local ficará mais barato e mais fácil de administrar as operações?, Os demais serviços continuarão com a empresa de consultoria.

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