O piloto do atendimento presencial do GOV.BR já apoiou mais de 15 mil cidadãos em apenas três meses de trabalho. O objetivo do programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) é ampliar a inclusão de pessoas na transformação digital promovida pelo GOV.BR em todo o Brasil. Até o momento, o programa já está disponível em todas as Unidades UAI de Minas Gerais (MG) e nas cidades de Lages (SC), Niterói (RJ) e Teresina (PI).
"Fizemos essas parcerias com esses entes da federação com o intuito de incentivar um governo digital que seja inclusivo, com um olhar humano e de não deixar ninguém para trás. Essa é a motivação do ministério com o Balcão GOV.BR", afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. Atualmente, o GOV.BR possui mais de 158 milhões de usuários.
A iniciativa oferece apoio ao cidadão para acessar com segurança os mais de 4200 serviços digitais que utilizam a conta GOV.BR, além de resolver eventuais dificuldades com a conta. O Balcão GOV.BR também disponibiliza acesso à internet gratuito para facilitar o uso de serviços digitais. Entre os cidadãos atendidos, 95% tiveram seus problemas resolvidos e 51% dos atendidos já estão desenvolvendo habilidades e autonomia digital após o apoio.
Em Lages, município localizado a cerca de 220 quilômetros de Florianópolis (SC), o gerente do Balcão Cidadão, umas das unidades piloto do projeto, Adenoir Guimarães, revela que a equipe apoia cerca de 120 pessoas por dia, tanto sobre o GOV.BR quanto sobre a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). "Nós conseguimos atender os cidadãos de forma rápida, sem precisar encaminhar para outros lugares, terminando todas as solicitações no mesmo tempo", disse.
Segundo Guimarães, a parceria com o Governo Federal foi solicitada visando a agilidade e melhor experiência no atendimento ao usuário do Balcão Cidadão de Lages, que possui cerca de 150 mil habitantes e ainda recebe muitos moradores das cidades vizinhas. "Vimos a importância de prestar um apoio para os usuários em relação ao GOV.BR, para que todas suas necessidades fossem atendidas no mesmo local, economizando principalmente o tempo do cidadão", complementou.
Ainda de acordo com Adenoir , o público desses atendimentos presenciais geralmente é formado por idosos, que precisam de apoio tanto na troca de senha quanto no acesso ao aplicativo pelo celular. "Temos um grupo de jovens que possuem baixa escolaridade e que necessitam de apoio, porém temos mais facilidade por ser mais fácil deles memorizarem o passo a passo", acrescentou. Entre os serviços mais solicitados em Lages estão a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital), Meu INSS, e-CAC, certidão de antecedentes criminais e a CIN.
Estratégia Nacional
O atendimento presencial do GOV.BR será uma das iniciativas para fomentar a implantação da Estratégia Nacional de Governo Digital, que será lançada nos próximos dias. Essa futura norma será um conjunto de recomendações e orientações para que o governo federal, os estados e os municípios construam suas próprias Estratégias de Governo Digital, buscando a ampliação e a simplificação do acesso a serviços públicos. Entre os seus princípios estão a busca por um Estado brasileiro que seja mais inclusivo, eficaz, inteligente, eficiente, transparente, participativo e sustentável.
Os demais estados e municípios poderão aderir à iniciativa a partir de agosto, após o fim do programa piloto.