2Cloud lança cogestão de data center virtual

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A 2Cloud, empresa com sede e data center em Porto Alegre, apresenta uma oferta que busca economia, gestão e segurança na contratação de data center em nuvem. Trata-se de uma alternativa para driblar a alta dos preços ocorrida em função das novas regras de tributação instauradas em 2014 pelo governo federal para serviços estrangeiros de hosting que, em alguns casos, passaram a taxar quase 50% do valor das soluções em impostos, tornando a contratação destes serviços e ferramentas onerosa para as empresas locais.

A empresa oferece aos clientes 10 dias de uso grátis de seus serviços, o que permite a 2Cloud analisar a demanda real do cliente e desenhar a melhor oferta com custo fixo. Além disso, um gerente de projetos é designado para cada contrato, fazendo análises periódicas com base em monitoramento constante e na cogestão do ambiente de negócio, não apenas da infraestrutura de hosting, o que permite projetar cenários de longo prazo, prevendo possíveis necessidades de aumento de processamento e custos consequentes.

"De acordo com o ramo de atuação de uma empresa é possível determinar épocas em que vivenciará picos de uso de banda e traçar um plano de disponibilização de recursos de data center. Assim, podemos entregar as projeções ao cliente, que se programa e não é pego de surpresa por custos extra", destaca Gabriel Goltz, diretor da 2Cloud.

Para dar uma ideia da economia possível, o diretor utiliza um exemplo. Para uma empresa que costumava pagar um pacote de US$ 1 mil (equivalente a cerca de R$ 3.490 na atual cotação) a um provedor internacional de data center em nuvem, com a alta do dólar e o acréscimo médio de 50% em impostos praticado desde o fim do ano passado pelas novas regras brasileiras, o valor pode chegar próximo aos R$ 4,8 mil. Para o mesmo cliente, com o mesmo pacote de recursos mais serviços de cogestão e gerente de projetos individual, o modelo de oferta da 2Cloud permite sair por R$ 3 mil.

"Por muitos anos, o uso de serviços internacionais de TI como hosting, e-mail, entre outros, foi uma prática comum entre empresas brasileiras, por representar baixo custo e opção self-service", explica Gabriel Goltz, diretor da 2Cloud. "Entretanto, com a tributação e a desvalorização constante do real, este tipo de contratação se tornou economicamente inviável", completa.

Além disso, segundo Goltz, o próprio self-service tornou-se um problema, já que sem orientação do provedor, as empresas contratavam pacotes de serviços nem sempre alinhados a suas demandas. Como a cobrança dos data centers, em geral, se dá por volume de tráfego, o usuário muitas vezes acaba utilizando o serviço além do pacote inicialmente contratado e descobrindo isso somente no fim do mês, ao receber a cobrança adicional com a qual não contava.

"Se o usuário precisar de mais banda em determinados momentos ou simplesmente esquecer uma máquina virtual ligada num fim de semana, por exemplo, terá certamente uma ingrata surpresa ao receber a conta. Tudo por falta de orientação do provedor. O serviço é análogo ao taxímetro: se você fizer um trajeto maior do que o necessário para chegar ao seu destino, pagará mais para ter o mesmo resultado", ressalta Goltz.

A oferta é indicada para toda empresa, de qualquer porte, que possua um sistema de gestão e queira armazenar suas informações em um ambiente seguro e gerenciado 24x7x365, capaz de minimizar indisponibilidades do sistema que são críticas ao negócio e podem ocasionar expressivas perdas.

A oferta da 2Cloud também se aplica a clientes que têm infraestrutura própria de data center, já que, muitas vezes, o cliente investe em hardware mas não no seu gerenciamento, acabando com um parque sub ou superdimensionado, sem gestão do tempo de garantia, com backup falho, brechas de segurança, entre outros problemas.

Além da segurança física do data center, a empresa garante cláusula de confidencialidade em relação aos dados do cliente e trabalha com análises psicológicas periódicas de seus colaboradores, que também assinam contrato responsabilizando-se pelas informações com que atuem. Os clientes também informam níveis de acesso a dados para seus próprios funcionários, o que permite uma gestão de interação com os sistemas nem sempre possível dentro de casa.

A 2Cloud também investe na expansão de sua estrutura de atendimento. Além do data center de Porto Alegre, no segundo semestre a empresa irá inaugurar outro em Curitiba. Com a oferta de cogestão de data center em nuvem, ele projeta triplicar sua carteira de clientes deste segmento em 2015, hoje formada por cerca de 40 empresas das mais de 150 atendidas pela companhia. Em relação à receita, o objetivo é incrementar em até 150% com serviços de nuvem até fim de 2016.

A 2Cloud foi fundada em 2011 pelos sócios Gabriel Goltz e Everson Nunes, ambos ex-Dell.  Goltz é formado em Engenharia de Produção e MBA em Gerência Comercial pela FGV. Já Nunes é formado em Redes de Computadores, MBA em Gestão de TI e Pós-MBA em Negociação (ambos FGV).

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