O Hospital Israelita Albert Einstein disponibilizou para seus médicos um aplicativo para tablets e smartphones, nas versões para Android e IOS – o Einstein Mobile, que torna simples o acesso às informações de seus pacientes e oferece serviços e materiais de suporte à atividade médica.
Com o aplicativo será possível ao médico acessar o prontuário eletrônico – plataforma que contém os exames laboratoriais e de imagem, prescrições de medicamentos e os registros de todos os membros da equipe que atendeu o paciente durante a internação hospitalar – bastando possuir um tablet ou smartphone conectado à rede 3G ou Wi-Fi.
Visualizar os exames através do PACS ( sigla para Picture Archiving and Communication System) por meio de um tablet, por exemplo, torna mais fácil para o médico dar uma indicação para a equipe que acompanha o caso, já que ele pode acessar ali, qualquer exame de imagem realizado no ambiente hospitalar.
Para garantir a segurança da informação, o aplicativo só será utilizado por profissionais cadastrados no Einstein, mediante autenticação e nenhuma informação será armazenada nos dispositivos utilizados.
Alguns médicos já experimentaram a solução e aprovaram a possibilidade de mostrar exames de imagem e prescrições aos pacientes e demais membros da equipe à beira do leito, ou ainda, levar essas informações para um colega que possa dar uma segunda opinião. O aplicativo permite também a visualização dos gráficos com evolução dos exames laboratoriais, que possibilitam a clara percepção de alterações.
Além, da rapidez no contato com o hospital para tomada de decisões com relação ao paciente, o médico também passa a ter acesso a informações úteis no seu dia a dia, sem precisar consultar livros ou centenas de sites, como: calculadoras médicas, tabelas e informações do Einstein como custos de procedimentos, protocolos do Hospital, cadastro dos demais profissionais e até um serviço de mensagem entre os médicos.
Está previsto em breve um módulo especial de consulta de resultados de exames para médicos que não atuam no Hospital, mas encaminham seus pacientes para a realização de exames.
Todas essas funcionalidades foram discutidas com membros do corpo clínico e serão adicionadas ao longo dos próximos meses em atualizações do aplicativo.