Governo e países latinos discutem uso de computação em nuvem

0

O governo federal deve definir uma estratégia para adoção da computação em nuvem para garantir a segurança das informações. A defesa dessa ideia foi feita pelo secretário de Tecnologia da Informação, Marcelo Pagotti. O secretário participou nesta quarta-feira, 19, de painel que fez parte da inauguração do Centro de Transparência da Microsoft em Brasília, no qual foi debatido o uso da computação em nuvem com representantes de países da América Latina.

"Precisamos garantir a segurança das informações, os dados precisam estar no Brasil e os contratos devem seguir a legislação brasileira", explica. Segundo o secretário, é preciso classificar os dados do governo para garantir a sua proteção e segurança. "A informação é um ativo soberano e que empodera. A computação em nuvem é muito importante para disponibilizar serviços públicos aos cidadãos de forma mais ágil", disse o secretário.

Neste ano, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), ligada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, lançou o manual 'Boas práticas, orientações e vedações para contratação de serviços de computação em nuvem'. A publicação serve de base para os órgãos federais integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp) se orientarem sobre qual o melhor modelo a ser adotado. O Sisp, composto atualmente por mais de 200 entidades públicas, é estrutura usada pelo governo federal para a organização do trabalho, controle, supervisão e coordenação da área de TI.

Durante o debate, a embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes Rangel, defendeu o uso social da tecnologia. "A informação é um bem social, a tecnologia é crucial para o empoderamento dos cidadãos. Nós necessitamos que a tecnologia seja usada para desenvolver um mundo melhor", disse ela.

Em sua apresentação, a embaixadora citou como o uso da TI pode melhorar a educação. Segundo Beatriz, existe no México hoje uma dificuldade dos alunos aprenderem matemática. "Uma das soluções seria ter uma plataforma digital educacional nacional que permitisse uma visão total do país, pois a educação é fundamental para o desenvolvimento da sociedade", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.