Pesquisa feita pelo Gartner mostra que as vendas mundiais de PCs cresceram 3,6% no terceiro trimestre de 2020 em relação a igual período de 2019, totalizando 71,4 milhões de unidades no terceiro trimestre de 2020. Segundo a análise, a demanda dos consumidores por PCs, em função das necessidades de entretenimento doméstico e aprendizado à distância duran te a pan demia, assim como o mais forte crescimento do mercado dos Estados Unidos visto nos últimos dez anos, são os principais fatores para explicar o impulso do mercado global neste segmento.
"Este trimestre teve a maior demanda de consumo de PCs que o Gartner viu em cinco anos", diz Mikako Kitagawa, Diretor de Pesquisa do Gartner. "O mercado não está mais sendo medido pelo número de PCs por domicílio. Em vez disso, a dinâmica mudou para contabilizar um PC por pessoa. Por isso, embora as interrupções na cadeia de suprimentos de PCs ligadas à pandemia da COVID-19 tenham sido amplamente resolvidas, houve neste trimes tre uma escassez de componentes-chave, como painéis, como resultado dessa alta demanda do consumidor", afirma.
Segundo o analista, apesar dos números em ascensão, a situação tem sido diferente no cenário corporativo. "O mercado de PCs empresariais teve uma dinâmica mais cautelosa neste período. As empresas continuaram a comprar computadores para trabalho remoto, mas o foco mudou da aquisição urgente de dispositivos para a otimização de custos. No entanto, os gastos das empresas permaneceram fortes, principalmente onde existiu o financiamento do governo para ensino à distância e trabalho remoto, como nos Estados Unidos e Japão."
Embora o Gartner não inclua as remessas de Chromebooks em seus resultados de mercado de PC tradicionais, as vendas de Chromebooks cresceram aproximadamente 90% no terceiro trimestre de 2020, em comparação com um ano atrás. Essa demanda foi impulsionada pelo ensino à distância devido à pandemia, especialmente no mercado de educação norte-americano. Incluindo os Chromebooks, o mercado mundial total de PCs cresceu cerca de 9% na relação ano após ano, com os Chromebooks representando cerca de 11% do mercado combinado de PCs / Chromebooks.
Os três principais fornecedores no mercado de PC tradicional permaneceram inalterados em comparação ao trimestre anterior. Ainda assim, a Lenovo ampliou sua liderança sobre a HP, atingindo um volume recorde de remessas. Fornecedores voltados para o consumidor, como Apple, Acer e Asus, viram um crescimento que ultrapassou o resto do mercado no terceiro trimestre de 2020.
Estimativas preliminares de vendas de PCs em todo o mundo para o terceiro trimestre (3T20)
(em milhões de unidades)
Fornecedor |
Vendas 3T20 |
Participação de mercado 3T20 (%) |
Vendas 3T19 |
Participação de mercado 3T19 (%) |
Crescimento 3T20-3T19 (%) |
Lenovo |
18.310 |
25,7 |
16.903 |
24,5 |
8,3 |
HP Inc. |
15.447 |
21,6 |
15.335 |
22,3 |
0,7 |
Dell |
10.827 |
15,2 |
11.343 |
16,5 |
-4,6 |
Apple |
5.513 |
7,7 |
5.139 |
7,5 |
7,3 |
Acer Group |
5.085 |
7,1 |
3.928 |
5,7 |
29,5 |
ASUS |
4.747 |
6,7 |
4.206 |
6,1 |
12,9 |
Outras |
11.448 |
16,0 |
12.014 |
17,4 |
-4,7 |
Total |
71.377 |
100 |
68.869 |
100 |
3,6 |
Observações: os dados incluem PCs baseados em desktops, notebooks e ultramobile premium (como o Microsoft Surface), mas não Chromebooks ou iPads. Todos os dados são estimados com base em um estudo preliminar. As estimativas finais estão sujeitas a alterações. As estatísticas são baseadas em remessas vendidas em canais. Os números podem não somar aos totais mostrados devido a arredondamentos.
Fonte: Gartner (Outubro de 2020)