A Cloud2U, do Grupo Greatek, com sede de São Jose dos Campos, SP, que arrematou o bloco regional que engloba Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais no leilão 5G, escolheu a sueca Ericsson como sua parceria tecnológica para apoiar a jornada de evolução da nova operadora rumo ao 5G, cuja marca oficial deverá ser conhecida nos próximos 2 meses.
O acordo inclui contratação de rede de acesso e de core 5G da Ericsson, bem como de serviços estratégicos de suporte, design, instalação e integração das redes, para assegurar a otimização dos recursos da rede, uma melhor experiência ao usuário final, simplificação das operações, além de maior agilidade na criação de ofertas.
Pelo acordo, a primeira fase consiste na implantação de uma Rede de Referência e de um Laboratório 5G que irá operar na frequência de 3.5GHz, na cidade de São José dos Campos/SP, e estará dedicado ao desenvolvimento de produtos e negócios com a tecnologia 5G Standalone. "Será um laboratório de Engenharia para trabalharmos nos serviços 5G da operadora Cloud2U, desenvolver os melhores Setups para que os planos de internet entregues garantam a melhor experiência para os nossos futuros assinantes", destaca o gerente de Novos Negócios do Grupo Greatek, Anderson Ferreira.
A parceria também propiciará um ambiente para desenvolvimento de produtos pela marca Greatek, fabricante e distribuidora do Grupo Greatek, fabricante de produtos para ISP como mais de 10 anos de mercadoo. "Será um ambiente para o desenvolvimento de CPEs 5G, assim como roteadores, ONUs e demais produtos da marca Greatek, com um único objetivo de ampliar a cobertura de internet de qualidade para os nossos futuros assinantes. O laboratório estará aberto para o desenvolvimento de tecnologias com parceiros de aplicativos, inteligência artificial e dispositivos de IOT", acrescentou o executivo.
Ele explica que a operador deverá obrigatoriamente atender 777 cidades da região definida no leilão até 2029, mas poderá também atuar em cidades maiores e também através de parcerias de revenue share com ISPs regionais que já estejam bem-preparados para oferecer os serviços, cabendo à Cloud2U entrar com infraestrutura.