A Telefônica Brasil, com a marca Vivo, está entre as 10 companhias mais sustentáveis do mundo em seu segmento de atuação, segundo ranking da Global Corporate Sustainability Assessment (CSA), realizado pela S&P. A publicação é referência para a composição do Dow Jones Sustainability Index, o principal e mais concorrido índice de sustentabilidade do mundo. A empresa alcançou 86 pontos no ranking, com um crescimento de cinco pontos em relação ao resultado de 2021 e evolução em 14 dos 25 critérios ESG avaliados. A pontuação e posição tem como base o dia 23 de setembro.
"A avaliação da S&P reflete a consolidação de nossas práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), alinhadas à estratégia da companhia, com um Plano de Negócio Responsável composto por mais de 100 indicadores. São metas de curto, médio e longo prazo, que impulsionam a geração de impacto positivo e valor para a empresa e para a sociedade", revela o VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto.
Entre os destaques para o desempenho da companhia no ranking S&P estão critérios como a chamada "Tax Strategy", que engloba compromissos formais com ética e transparência fiscal, a exemplo do código de ética e da divulgação de informações tributárias no Relato Integrado da companhia. Somente neste indicador, a Vivo obteve um aumento de 36% no desempenho. A empresa também evoluiu 24% em "Governança Corporativa" e "Cidadania Corporativa e Filantropia", onde se destacam a renovação do Conselho de Administração com uma composição mais diversa e com um número maior de conselheiros independentes e as iniciativas da Fundação Telefônica Vivo, que beneficiou 2,7 milhões de pessoas em 2021, com projetos destinados, principalmente, ao desenvolvimento de habilidades digitais para impulsionar a educação pública no Brasil.
A companhia ainda cresceu 20% no pilar de "Relacionamento com os Clientes" e 18% nos indicadores de "Segurança da Informação, Cibersegurança e Disponibilidade". A mesma evolução foi registrada pela Vivo em "Atração e Retenção de Talentos", potencializada por uma cultura diversa, inclusiva e inovadora. Como exemplo, estão o programa de estágio que destinou 50% das vagas a jovens negros, metas de diversidade de gênero ligadas ao bônus executivo, programas de mentoria e desenvolvimento, além de iniciativas estruturadas para a promoção da saúde e bem-estar dos colaboradores.
Estas e outras iniciativas, com destaque também para os aspectos ambientais, como a redução de 76% em emissões e uso de energia 100% renovável, contribuem também para que a Vivo figure, por 10 anos consecutivos, no ISE B3 e esteja listada em outras classificações de referência, como o ICO2-B3, FTSE4Good, MSCI ESG Leaders Indexes e S&P ESG Indexes.