A Brasília Soluções Inteligentes, empresa que atua no Distrito Federal, resolveu investir no desenvolvimento de uma fábrica de software e optou pelas soluções Microsoft.
Em 2005, a Brasília Soluções focava suas operações em um modelo misto de contratos – por remuneração baseada em postos de trabalho, homem/hora e solução comprometida – e procurava se diferenciar nesse segmento. "Para isso, sabíamos que era preciso escolher corretamente as ferramentas para o controle total de todas as etapas de desenvolvimento", conta Pablo Coelho, diretor de Projetos e Produtos da Brasília Soluções Inteligentes.
A empresa implantou o MSF for CMMI, sigla para Microsoft Solution Framework for Capability Maturity Model Integration, conjunto de diretrizes e orientações para o desenvolvimento de software da Microsoft. O modelo acelerou o trabalho de criação e implantação dos processos, dando à fábrica agilidade sem burocracia, menores custos e, ainda, possibilitou a obtenção das certificações necessárias em menos de oito meses de operação.
A infra-estrutura de desenvolvimento Visual Studio Team System opera em 32 servidores virtuais suportados por seis máquinas, atendendo 22 desenvolvedores que trabalham em thin clients sobre o Microsoft Terminal Services. Segundo Coelho, a quantidade reduzida de servidores, aliada ao baixo custo da mão-de-obra da operação, possibilita um custo total de propriedade (TCO) muito baixo. "Chegamos a executar, com lucro e sucesso, contratos com valor 45% abaixo do concorrente, em cotação prévia", relata.