A transformação e os desafios de seleção na Pandemia

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As estratégias da área de Recrutamento e Seleção permanecem constantemente em processo de mudanças, pois buscamos sempre proporcionar as melhores experiências aos candidatos, aos nossos clientes internos e também aos nossos recrutadores. O início da pandemia fez com que o modelo digital ganhasse mais espaço em todas as etapas de R&S, desde o primeiro contato com o candidato até sua admissão.

Uso de tecnologia para entrevista remota

A primeira grande mudança foi o uso de tecnologia para realizar entrevistas remotas por vídeo, para as vagas do Call Center. Antes da pandemia e até mesmo pelo volume de vagas mensais, costumávamos convocar candidatos para dinâmicas de grupo presenciais, entrevistas coletivas e testes. Hoje, continuamos com todas as etapas de recrutamento e análise de perfil, porém de forma virtual. Convocamos os candidatos, definimos se a entrevista será individual ou coletiva de acordo com a posição e se será necessário aplicar algum teste. Adaptamos todas as provas para que os candidatos consigam fazer remotamente.

Por meio de um software de recrutamento, pudemos tornar o nosso processo 100% digital, desde a candidatura da vaga, entrevistas individuais ou coletivas, testes, propostas e processo admissional. Nos últimos três meses, mais de 300 contratações foram concluídas via processo totalmente digital.

Existe ainda uma grande probabilidade de que, após pandemia, as entrevistas permaneçam no modelo remoto, já que pudemos observar diversas vantagens tanto para o candidato quanto para o recrutador.

Divulgação de vagas e marca empregadora

A forma como divulgamos as vagas pode tornar a empresa mais atraente para os profissionais do mercado, e com isso também garantir um maior número de candidaturas, facilitando e agilizando o período de entrega dos contratados para as áreas.

A divulgação vai muito além da descrição de atividades, desafios da posição, horário e local de trabalho. A divulgação da vaga é o primeiro contato que o candidato potencial tem com a empresa, e, portanto, funciona como uma carta de apresentação. A identidade visual utilizada e a publicação nos canais corretos, comunica, de certa fora, sobre a cultura da empresa.

Dificuldade na contratação de Profissionais

Muito se fala sobre as altas taxas de desemprego no Brasil. No mês de outubro, por exemplo, o índice foi de 13,2%. Entretanto, o que não é muito comentado, é que menos da metade são profissionais qualificados no mercado de trabalho, segundo dados do IBGE.

Além da dificuldade de encontrar profissionais com a qualificação necessária, existe o desafio adicional de que ao encontrar o candidato adequado, ele também nos selecione como empresa ideal para trabalhar.

Nossa estratégia tem sido ressaltar sempre as oportunidades de carreira dentro da empresa, que é um de nossos grandes diferenciais. Uma das práticas que contribui bastante para a mobilidade de cargo e entre áreas é o processo de recrutamento interno.
Uma pesquisa da Harvard Business Review de abril de 2021, afirmou que devido à pandemia e ao boom de demissões, cada vez mais as pessoas estão recorrendo ao e-learning para adquirir conhecimento. Ou seja, nem sempre os candidatos mais atualizados estão nas faculdades ou escolas técnicas. Isso reforça nossa crença que para algumas posições, a pessoa certa já faz parte do nosso time.

Adicionalmente, promovemos muito a qualidade de vida e melhorias diversas para nossos funcionários nesse sentido. Recentemente, foi implementado o "Day Off de Aniversário", que pode ser um benefício comum em empresas menores ou startups, mas é uma grande conquista em se tratando de uma empresa do segmento de serviços, com cerca de 1400 funcionários.

Karen Mello Westerstahl Rosendo, coordenadora de Recrutamento e Seleção da Intervalor.

DIGITAL WORKPLACE FORUM

O novo cenário trabalho digital, resultado das profundas transformações que impactaram a economia, as organizações e a sociedade como um todo, será debatido na 3ª edição do Digital Work Place Forum, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro.

Mais informações e inscrições no site https://digitalworkplaceforum.com.br/ fone 11-3138-4619 ou info@tiinside.com.br

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