Galderma investe na modernização da infraestrutura de TI

0

Nos últimos anos a Galderma, joint venture entre Nestlé e L'Oréal, passou por uma grande reestruturação e crescimento de sua subsidiária brasileira. A equipe de vendas cresceu drasticamente, novos diretores assumiram e acelerou-se o lançamento de produtos e o ritmo de produção na fábrica, localizada em Hortolândia (SP), a única no Brasil e uma das três unidades da Galderma no mundo – as outras duas estão na França e no Canadá.
Isso exigiu que ela investisse num projeto junto com a HP para redesenhar, otimizar e virtualizar a infraestrutura de armazenamento, servidores e rede, além de contratar os serviços de instalação e manutenção de todo o ambiente de TI.
"O departamento de TI era tido pela companhia como uma área de suporte técnico, e não de suporte aos negócios", conta Eduardo Kondo, gerente de TI da Galderma Brasil. Para dar uma ideia, o atendimento da TI a uma demanda de negócios levava cerca de 72 dias para ser concluído. Com o novo ambiente, em apenas quatro dias a área de negócios responde a uma solicitação da companhia.
A solução de infraestrutura convergente da HP implementada foi composta pelo sistema de armazenamento HP P4500 G2, servidores HP ProLiant em uma infraestrutura HP BladeSystem, virtualização com VMware vSphere, software de gerenciamento Insight Manager e virtualização de rede com Virtual Connect Flex-10 Ethernet. Com a solução, a empresa conseguiu reduzir dois racks e desligar nada menos que 13 servidores e um aparelho de ar condicionado, diminuindo em 50% o consumo de energia, além da redução de custos com a manutenção dos equipamentos ao implementar um ambiente virtualizado e integrado. A Computeasy, revenda da HP, foi a responsável por toda a implementação do projeto.
O sistema de Grid Storage HP P4500 possibilitou a Galderma fazer o espelhamento dos dados em diferentes clusters de nós de armazenamento, por meio de uma funcionalidade chamada Network RAID. Totalmente otimizado, permite a alocação de espaço em disco apenas quando os dados forem realmente gravados, sem exigir a pré-alocação de armazenamento. Pensando na continuidade de negócios, hoje a Galderma consegue replicar o seu ambiente de Storage que é mantido fora de Hortolândia, com o software Virtual SAN Appliance. "Quando o limite da infraestrutura está perto de ser utilizado, o sistema envia um alerta aos gestores de TI. Com isso temos um ambiente de altíssima disponibilidade, que passou de 80% para 95%", completa Kondo.
Também houve a implementação do Virtual Connect Flex-10 Ethernet, que simplifica a conexão entre os servidores e a LAN, reduzindo cabeamento e eliminando a necessidade de incluir switches para gerenciamento. A solução proporciona a otimização da rede, permitindo que os administradores ajustem a largura de banda, dividindo cada link físico de rede com 10Gb em quatro conexões virtuais chamadas FlexNICs. Cada conexão pode ser configurada de 100Mb a 10Gb permitindo o ajuste da largura de banda de acordo com as necessidades das aplicações.
Para o projeto, foram necessários somente 12 dias para que toda a infraestrutura fosse implantada. O prazo curto se deve principalmente ao fato de a Galderma ter optado por um único fornecedor. "A instalação foi feita exclusivamente pela HP, que a conhece melhor do que ninguém, dispensando a necessidade de discussões e prazos para adequação de tecnologias. A integração é muito mais simples", finaliza Kondo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.