Setor de contact center paulista movimenta R$ 8,6 bilhões em 2013

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O setor de contact center no Estado de São Paulo continua mantendo o crescimento acima do PIB nacional. Em 2013, o setor movimentou R$ 8,6 bilhões, cifra 6,1% superior em relação ao ano anterior, quando totalizou R$ 8,1 bilhões, de acordo com dados do Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos (Sintelmark). 

Diferentemente do desempenho de 2012 quando, apesar da expansão do setor, as empresas apresentaram uma redução de rentabilidade por posição de atendimento (PA), o cenário atual se mostra mais positivo neste aspecto. No ano retrasado, o faturamento por PA era de R$ 45,3 mil e, em 2013, esse patamar passou a R$ 52 mil.

O Sintelmark aponta que, entre as áreas que mais utilizam os serviços de contact center estão o SAC, seguido da recuperação de crédito e televendas. Já quanto ao perfil do operador, é possível verificar que 46,7% dos profissionais têm mais de 25 anos, índice 5,8 p.p superior em relação a 2010 quando esta faixa etária totalizava 40,9%.

Outro destaque do levantamento é que os salários também aumentaram no setor. A média salarial de um atendente passou de R$ 587,00 para R$ 759,00. "A dinamização das operações dos contact centers vêm se revertendo em mais empregos, melhores salários e maior aproveitamento das PAs", afirma Stan Braz, diretor-presidente executivo do Sintelmark.

Desafios para 2014

O Sintelmark também divulgou quais serão os principais aspectos a serem trabalhados neste ano. Dentre eles está a defesa pela aprovação do Projeto de Lei 4330/2004, que visa regulamentar a atividade terceirizada no setor, tornando-o ainda mais sólido e ampliando as condições favoráveis para potencializar seu desenvolvimento, como a entrada de empresas estrangeiras no segmento.

Outra medida prevista será diversificar as diretrizes para impulsionar o plano de carreira dos profissionais do setor, bem como alinhar ações de incentivos para estimular a permanência e investimentos das empresas no estado de São Paulo e, com isso, aumentar a geração de empregos, por exemplo.

Ao todo, o mercado nacional de contact center movimenta atualmente R$ 14,3 bilhões, possui 288 mil PAs e 576 mil colaboradores. Somente no estado de São Paulo são 173 mil PAs e 346 mil profissionais atuando na área.

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