Governo acelera compra de laboratórios de informática para escolas

0

O governo federal quer acelerar a construção de laboratórios de informática com desktops virtualizados nas escolas públicas. Após gastar cerca de R$ 317 milhões na compra de 26 mil laboratórios no fim do ano passado – cuja licitação teve vencedoras a Positivo e Itautec –, o Executivo prepara a compra de mais 24 mil a 27 mil laboratórios neste ano, dos quais 10 mil serão para escolas urbanas e de 14 mil a 17 mil para escolas rurais.
Os editais das licitações devem ser publicados em março, segundo o diretor de Infraestrutura em Tecnologia Educacional do Ministério da Educação (MEC), José Guilherme Ribeiro, ao explicar que o governo antecipou a compra para este ano.
A compra dos equipamentos visa a expansão do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), cuja meta é atender todas as escolas públicas urbanas até 2010. Com o edital, o Proinfo encerra, a princípio, os investimentos em laboratórios urbanos.
Ribeiro revela que o novo conceito de laboratórios virtualizados é uma maneira de racionalizar os orçamentos. "Geremos uma economia de 35% a 40%. Como o mesmo dinheiro que gastaríamos para montar 3,5 mil laboratórios, montamos 26 mil."
De acordo com o diretor do MEC, a entrega dos equipamentos comprados da Positivo e da Itautec no ano passado começam a ocorrer a partir de março e a tendência é que os laboratórios estejam instalados nas escolas entre fevereiro e março de 2010.
"As empresas têm 365 dias para concluir o projeto. Os equipamentos devem chegar às escolas até o fim deste ano, mas a instalação está prevista para acontecer entre 60 e 90 dias após a entrega de todas as máquinas. Assim, somente no início de 2010 todos os laboratórios estarão em pleno funcionamento", comenta Ribeiro.
Cada laboratório será composto por um servidor multimídia, sete microcomputadores, 16 terminais de acesso, nove estabilizadores, uma impressora a laser e um roteador wireless (internet sem fio). Está previsto ainda o fornecimento de um computador para a administração das escolas.
Aproximadamente 10 milhões de alunos da educação básica serão beneficiados este ano com a entrega de 26 mil laboratórios de informática. Para oferecer ensino de qualidade para esses alunos, Ribeiro informa que até o meio deste ano 250 mil professores serão treinados para trabalhar nesses laboratórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.