TSE quer 4 milhões de eleitores aptos a votar em urnas biométricas

0

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, quer aumentar para 4 milhões o número de eleitores aptos a votar em urnas eletrônicas biométricas nas próximas eleições, em 2010. As urnas biométricas permitem a identificação do eleitor por meio das impressões digitais.
Nas eleições do ano passado, estavam em condições de votar por esse tipo de urna cerca de 43 mil eleitores de três municípios de diferentes estados: Fátima do Sul (MS), São João Batista (SC) e Colorado D'Oeste (RO). Caso o projeto de expansão se confirme, o crescimento será de quase 1.000%.
Ayres Britto debateu o assunto na quinta-feira, 19, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.
Para atingir a meta, segundo Britto, seria necessário produzir neste ano 100 mil urnas eletrônicas biométricas, a um custo estimado de R$ 250 milhões.
O presidente do TSE afirmou ter ouvido do ministro Paulo Bernardo que há dificuldades orçamentárias, mas o governo se empenhará para viabilizar o projeto. "O ministro diz que há dificuldades, que o orçamento está experimentando contenção, mas que faria o possível para viabilizar esse projeto", disse Britto.
A projeção do TSE é que no prazo de seis a oito anos possa ser realizada no país a primeira eleição totalmente biométrica, alcançando os mais de 130 milhões de eleitores.
A vantagem, de acordo com o tribunal, é ter maior segurança no combate a fraudes e menor custo administrativo.
O presidente do TSE também conversou com Lula sobre a implantação de um documento de identificação único que permitiria ao eleitor votar em qualquer cidade. Seria um cartão magnético com um chip que unificaria, por exemplo, as carteiras de identidade e de motorista, o título de eleitor e o CPF.
Segundo ele, esse documento marcaria o início do voto em trânsito. "Estamos caminhando na direção do voto em trânsito, em qualquer lugar do país a pessoa vota, não precisa, portanto, se justificar por que não teve como votar e a fraude será combatida com muito mais eficácia", afirmou Ayres Britto, ressaltando que o presidente Lula manifestou apoio às duas propostas apresentadas. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.