O Facebook criou um novo departamento para incentivar o uso da rede social por pequenas e médias empresas, minorias sociais e instituições de ensino nos Estados Unidos. Para isso, a empresa contratou Susan Gonzales para comandar a diretoria de Engajamento Comunitário, e com isso fazer uma ponte de comunicação entre representantes destes setores e membros do Congresso dos Estados Unidos por meio do site de relacionamentos.
O objetivo, segundo o blog de tecnologia Techcrunch, é ganhar receita nesses nichos de mercado, além de obter apoio da opinião pública por meio da executiva que há tempos desenvolve trabalhos nas áreas social, de educação e de relações com minorias sociais nos Estados Unidos. Susan ocupou a vice-presidência de comunidades da Comcast e foi vice-presidente da ONG Congressional Hispanic Caucus Institute, que defende os interesses de comunidades latinas nos Estados Unidos.
Analistas consideram a falta de experiência em marketing social e mercados independentes como barreiras ao site para ganhar espaço entre pequenas empresas. A questão foi menosprezada por anos pela rede social devido ao foco em grandes empresas. Agora, com a proximidade da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), prevista para maio, a companhia precisa ter uma abordagem mais abrangente. Isso porque, com o tempo, a questão política pode se revelar um obstáculo para o Facebook – caso a empresa tenha que enfrentar alguma regulamentação ou legislação contrária a seus interesses, ela precisará contar com aliados no Congresso e na comunidade, desafio que Susan terá que superar.