O número de smartphones vendidos no Brasil cresceu 84% no ano passado, totalizando 9 milhões de aparelhos, de acordo com levantamento da IDC, divulgado nesta terça-feira, 20. A consultoria aponta como fatores que levaram ao forte crescimento a diversificação dos modelos de smartphones, a oferta de pacotes de dados, os subsídios por parte das operadoras, o aumento da fatia de vendas no varejo do produto e o avanço da tecnologia.
"Hoje existem aparelhos com preços mais acessíveis, oferta de pacotes de dados até para celulares pré-pagos e uma demanda muito grande ligada às redes sociais e a mobilidade", explica o analista de mercado da IDC Brasil, Bruno Freitas.
Ainda segundo a consultoria, o Brasil saltou seis posições no ranking mundial de venda de smartphones no ano passado e chegou a décima colocação. Foram 17 aparelhos comercializados por minuto em todo o país. Em 2016, a IDC projeta que o país deve assumir a quarta posição, com destaque para os aparelhos equipados com o sistema operacional Android, do Google. A participação do Android saltou de 15%, em 2010, para 50% no ano passado, devido principalmente aos preços baixos.
Para este ano, a IDC prevê que as vendas totais de celulares inteligentes no país avance mais de 70%, para 15,4 milhões de unidades. A consultoria avalia que o mercado continuará aquecido por conta dos investimentos nas redes 4G, previstos para entrar em operação no fim deste ano e início de 2013.