O datacenter conjunto entre Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, primeira Parceira Público-Privada federal, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 20, pelos presidentes dos dois bancos. O sistema servirá de modelo para novas parcerias.
O empreendimento deve resultar numa economia de mais 20% em infraestrutura para as duas instituições e pode ser apenas o primeiro de outros projetos desenvolvidos em conjunto. Durante a inauguração, o presidente da Caixa, Jorge Hereda, afirmou que está em estudos o compartilhamento total, "desde serviços de transportes até a aquisição de suprimentos e equipamentos". A intenção é, dentro dos limites legais, efetuar o máximo de operações conjuntas possíveis, a fim de diminuir custos para ambas que, segundo o presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine, podem se beneficiar da parceria. Atualmente, BB e Caixa já compartilham terminais de autoatendimento, por exemplo.
Conforme TI INSIDE Online havia adiantado no início de fevereiro, o projeto consumiu um investimento total de R$ 320 milhões, sendo que o BB entrou com 80% do montante e a Caixa, com os 20% restantes. O complexo será administrado por uma empresa terceirizada, criada com esse objetivo específico, a GBT S.A., cujo contrato tem duração de 15 anos. Ele fica localizado na região da Granja do Torto, em Brasília, e será o carro-chefe do Parque Tecnológico da Capital Digital, projeto do governo do Distrito Federal que pretende atrair R$ 2,5 bilhões na área de tecnologia da informação para a capital do país.