Prazo de cadastramento no eSocial é prorrogado para outubro pela Receita Federal

0

A Receita Federal deve prorrogar o prazo para que empregadores e empresas comecem a operar o eSocial, o módulo mais complexo do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que vai abranger a folha de pagamentos e todas as obrigações trabalhistas e previdenciárias. Em comunicado enviado à Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), o órgão informou que as empresas inscritas no regime de lucro real deverão iniciar a transmissão do eSocial a partir do mês de outubro deste ano, substituindo as guias de recolhimento a partir de janeiro de 2015. Todas as empresas menores — inscritas nos regimes de lucro presumido e Simples Nacional — passarão a ter que informar  apenas em janeiro de 2015.

Para o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (Sescon-SP), o adiamento do cronograma, que contempla desde o empregador doméstico até as grandes corporações, se faz necessário em virtude da necessidade de aprimoramento e finalização da própria ferramenta, e da adaptação das empresas ou empregadores, haja vista o descompasso tecnológico governamental e o da maioria dos empreendimentos do país.
 
"O projeto ainda não está maduro e precisa de aperfeiçoamento", destaca o presidente do Sescon-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, frisando a importância de discussão com os usuários do sistema sobre alguns pontos técnicos e práticos da ferramenta, além do alinhamento com as softwares houses. 

Nesse sentido, a entidade tem atuado em conjunto com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com estudos e pesquisas, a fim de identificar os principais pontos de aprimoramento do sistema.
 
Na última divulgação, o cronograma de implantação do eSocial teria início em abril, porém, segundo aceno da Receita Federal, o processo se dará, como antes, por etapas, e o primeiro grupo de empresas é o das optantes pelo lucro real, cuja obrigatoriedade passa a vigorar a partir da competência outubro/2014. Já o início para empresas optantes pelo lucro presumido e Simples Nacional está em análise nos Ministérios e na Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
 
De acordo com informações prévias, apenas o pequeno produtor rural deverá transmitir os dados na partir de 1º de maio.
 
O Sescon-SP aguarda o anúncio oficial de adiamento. Para o presidente da entidade, o novo prazo não é suficiente para os ajustes necessários. "É preciso mais tempo para os debates com a sociedade, o aprimoramento da ferramenta e a adaptação das empresas", argumenta Machado, frisando que o contribuinte não pode ser penalizado sem que o governo dê condições adequadas para o cumprimento da obrigação.
 
Outra ressalva feita pelo Sescon-SP é a necessidade de outras medidas visando a eficácia da implantação do eSocial. "Continuamos a pleitear divulgação massiva do Governo Federal sobre o eSocial e os demais braços do Sped para o empreendedorismo de todo o país e também a abertura de linhas de crédito para que principalmente os pequenos negócios possam adequar-se", ressalta Machado.

Notícia atualizada às 20h45.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.