A tecnologia tem transformado o mundo em que vivemos. Deu a milhares de milhões de pessoas a oportunidade de compartilhar ideias, opiniões e perspectivas. No final da década de 1970, setores de atividade que vão da educação à contabilidade foram transformados rapidamente pela introdução da calculadora de bolso. Avançando para meados de 1990, vimos a internet revolucionar o acesso à informação em todo o mundo, seguida de perto pelos telefones inteligentes, no início dos anos 2000, que trouxeram a informação instantaneamente ao toque dos dedos.
Embora essas tecnologias tenham mudado enormemente a forma como vivemos e trabalhamos, estamos agora testemunhando a mais recente mudança radical, com a chegada da inteligência artificial generativa. A tecnologia já é onipresente, sendo rapidamente adotada em todas as indústrias – e os órgãos reguladores estão se esforçando para acompanhar essa evolução.
Empresas de tecnologia também estão correndo para aprimorar suas ofertas e agregar valor aos clientes. No entanto, o valor da inteligência artificial (IA) para as empresas reside na capacidade de utilizar os dados para melhorar a tomada de decisões e, em última análise, impulsionar os resultados financeiros.
A IA já está agregando valor
O grupo varejista alemão Schwarz, proprietário da rede de supermercados Lidl, trouxe em seus dados históricos de negócios o sentimento dos consumidores, informações financeiras e até previsões meteorológicas para aperfeiçoar a previsão de demanda de suas lojas. Como resultado, registrou uma gestão de estoque 15% melhor, uma redução de 20% no desperdício e um aumento das vendas por ter os produtos certos nas prateleiras na hora certa para os clientes.
É aqui que reside o valor da IA para os negócios. Pode não ser tão atraente quanto a arte gerada pelo serviço Midjourney ou o texto criado pelo ChatGPT. Mas as ferramentas movidas pela IA já estão transformando lentamente a forma como as empresas operam. Recentemente foi lançado um copiloto de IA capaz de responder perguntas complexas examinando os dados das empresas. Essa análise ajuda a reduzir as "alucinações" que as respostas da IA generativa às vezes podem produzir. Por exemplo, um usuário poderia perguntar "como posso melhorar o desempenho da loja?" e a resposta gerada combina informações sobre produtos, materiais de marketing, estoque nos depósitos e recomendações de envio para cada localização da loja.
Embora haja preocupações crescentes em relação ao uso indevido da IA ou ao desconhecimento de vieses nos resultados associados à tecnologia, legislações emergentes – tais como a Lei da IA da União Europeia – desempenharão um papel essencial na regulamentação e na orientação às empresas. Será crucial contar com uma forma responsável de utilizar a IA para construir confiança, à medida que novas ferramentas forem gradualmente integradas ao local de trabalho. E já há sinais de que a tecnologia está começando a ganhar confiança tanto das empresas quanto dos funcionários. De acordo com a KPMG, 55% das pessoas já se sentem confortáveis para usar a IA no trabalho, com metade dos profissionais e 65% dos gestores mostrando-se dispostos a confiar na tecnologia.
Devemos acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas
Existem vários princípios orientadores que podemos usar ao desenvolver soluções de IA para os negócios. Em primeiro lugar, as empresas de tecnologia devem estudar os processos mais críticos de seus clientes e compreender como e onde o uso da IA trará vantagens competitivas. Em segundo lugar, a tecnologia precisa ser capaz de utilizar dados reais dos negócios para garantir resultados relevantes para os clientes.
Por fim, os desenvolvedores de software de IA devem levar a ética a sério. Uma indústria tecnológica responsável colocará sempre as pessoas no centro dos produtos e serviços com forte ênfase na proteção, na privacidade e na soberania dos dados.
Se fizermos isso de forma correta, a IA poderá transformar diversos setores de atividade nos próximos anos. Cadeias de abastecimento se beneficiarão de previsões precisas de curto prazo e da redução proativa de potenciais paralisações. Empresas serão capazes de garantir precisão nos processos de fabricação e, ao mesmo tempo, reduzir custos de estoque. E demandas de clientes serão mais bem compreendidas, permitindo criar experiências verdadeiramente personalizadas e aumentar as taxas de conversão.
Em inúmeros segmentos, a IA permitirá melhorar a tomada de decisões com o uso de dados, possibilitando que todos os profissionais das empresas, independentemente da experiência analítica, disponham de insights confiáveis. Assistentes de IA vão derrubar barreiras ao acesso a informações vitais, reduzindo a busca e a pesquisa na Internet a um único prompt.
O futuro da IA nas indústrias
Embora muitas empresas já tenham começado a implementar soluções de IA, é enorme o potencial do uso mais amplo da tecnologia – e os impactos na indústria serão profundos. O futuro é brilhante, e devemos saudar a inovação revolucionária que a tecnologia de IA trará.
Walter Sun, líder global de Inteligência Artificial da SAP.