CCJ analisa emendas que mudam regras do ICMS para o comércio eletrônico

0

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve analisar na próxima quarta-feira, 25 três propostas de emenda à Constituição (PECs) que tratam da repartição, entre estados vendedores e estados consumidores, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das operações de portais de comércio eletrônico.

O líder do PT, senador Walter Pinheiro, tem reiterado em plenário a importância do assunto. Ele vê a questão do comércio eletrônico como parte da discussão sobre o rearranjo do pacto federativo, ao lado das regras para royalties de petróleo e de mineração, do ICMS para produtos importados e da definição dos critérios para os Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

A PEC 56/2011, do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), e a PEC 113/2011, do senador Lobão Filho (PMDB-MA), atribuem aos estados destinatários dos produtos vendidos em portais de comércio eletrônico, a diferença entre a alíquota interestadual e a alíquota interna.

Já a PEC 103/2011, do senador Delcídio Amaral (PT-MS), cria uma regra de transição pela qual os estados consumidores ficariam com 70% de todo o ICMS. As PEC 103/2011 e 113/2011 são relatadas pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), e a PEC 56/2011, por Renan Calheiros (PMDB-AL). As informações são da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.