A Atento, prestadora de serviços para gestão de clientes e terceirização de processos de negócios (CRM/BPO), encerrou o primeiro trimestre deste ano com lucro de US$ 14,9 milhões, o que representa um crescimento de 231% na comparação com os US$ 4,5 milhões registrados em igual período de 2014. No entanto, o lucro ajustado por ação foi de US$ 0,20 no trimestre, o que representa uma diminuição de 284,4% em moeda constante.
A receita totalizou US$ 515,9 milhões no período, o que representa uma queda de 8,1% em relação aos US$ 561,3 milhões obtidos no mesmo período do ano anterior. O impacto foi reduzido principalmente por uma forte atuação no Brasil e no restante do continente americano, anulando grande parte da retração na região que compreende Europa, Oriente Médio e África (EMEA).
A receita da região Brasil foi de US$ 264,1 milhões, o que representa uma queda de 8,6% na comparação com os US$ 288,9 milhões obtidos no mesmo trimestre do ano anterior. A receita com a Telefônica aumentou 1,5% em moeda constante com a introdução de novos serviços no Brasil. A receita com clientes não Telefônica aumentou 19,5% em moeda constante.
A geração de caixa medida pelo Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de US$ 58,3 milhões, ou 11,3% da receita, na comparação com os US$ 62,8 milhões registrados no primeiro trimestre de 2014, o que representa um aumento de 11,8%, mas uma diminuição de 7,2% em moeda real.
Em 31 de março, a empresa tinha caixa, equivalentes de caixa e investimentos financeiros de curto prazo que totalizaram US$ 192,1 milhões, comparado aos US$ 218,4 milhões no mesmo período do ano passado. A dívida líquida total com terceiros foi para US$ 419,8 milhões, ante US$ 670,9 milhões no fim do ano passado.
De acordo com Alejandro Reynal, CEO da Atento, “2015 avança bem, com progressos mensuráveis alcançados em várias frentes. Estamos muito satisfeitos com o sólido crescimento da receita e lucratividade ano a ano. Os investimentos da empresa caminham conforme previsto, com desempenho consistente, o que resultou em outro trimestre de novos negócios fechados, sejam com clientes novos e com os já existentes, em várias verticais de mercado”.