O Facebook anunciou que planeja investir em projetos que permitam interação B2C (business-to-consumer) via WhatsApp. Com mais de 800 milhões de usuários ativos por mês em todo o mundo, o comunicador instantâneo oferecerá uma nova forma de interação entre as marcas e seus clientes. No Brasil, algumas empresas já fazem do WhatsApp uma ferramenta para oferecer mais rapidez e praticidade no atendimento aos seus clientes.
O GetNinjas, plataforma para cotação e contratação de diversos profissionais, passou a utilizar o WhatsApp há cerca de um ano, devido a solicitações de clientes, que queriam uma maneira mais rápida de enviar comprovantes de pagamentos à empresa e até mesmo tirar dúvidas.
Além de mais praticidade, a adoção da ferramenta, de acordo com Eduardo L'Hotellier, CEO da empresa, proporcionou uma interação maior com os usuários da plataforma e melhorou o tempo de resposta do setor de atendimento, registrando um aumento de 30% no número de clientes atendidos.
A Bidu.com.br, corretora de seguros automotivos, também incluiu o aplicativo em seus canais de atendimento a partir de uma demanda dos próprios clientes. A empresa adquiriu um tablet e um número exclusivo para que os profissionais do setor realizem o atendimento de forma mais organizada.
Maurício Antunes, diretor de marketing da empresa, aponta que o principal diferencial é a velocidade na comunicação. "Ao passo que um e-mail pode levar dias para ser respondido, o WhatsApp torna-se muito útil para confirmação de informações e, até mesmo, agendamento de vistorias dos veículos para o mesmo dia", explica o executivo.
Já no caso da payleven, pioneira no setor de pagamentos móveis, a ferramenta passou a ser utilizada a partir de uma percepção da própria empresa. Muitos usuários apresentavam dificuldades ou falta de tempo para incluir no website ou em páginas de cadastro a documentação necessária para adquirir o leitor Chip&Senha fornecido pela companhia. Dessa maneira, a payleven passou a disponibilizar o atendimento via WhatsApp, para receber e tirar possíveis dúvidas dos clientes em relação aos documentos.
De acordo com Adriana Barbosa, diretora-geral e fundadora da payleven Brasil, a ferramenta possibilita uma redução no tempo médio de aprovação de um pedido e, consequentemente, maior conversão de clientes. "O canal proporciona benefícios aos nossos clientes e seus consumidores, já que eles podem entrar em contato com as empresas de forma mais rápida e cômoda, em um canal que estão muito mais familiarizados", finaliza.