A SonicWALL provedora global de soluções inteligentes para a segurança da rede e proteção de dados, anuncia que a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) adotou uma nova plataforma de segurança de dados baseada em firewalls de última geração da empresa, substituindo sete servidores que rodavam sistema Linux.
A instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, do Governo do Estado de São Paulo, executa medidas socioeducativas para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos incompletos que cometeram ato infracional, segundo os preceitos da legislação vigente – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). A Fundação CASA possui 138 unidades distribuídas em cerca de 50 cidades do Estado paulista. Desse total, 55 delas, instaladas em 36 municípios, seguem o novo modelo arquitetônico e integram o processo de descentralização e de personalização do atendimento implantados desde 2006. As unidades somam 191 espaços, distribuídos em 97 de internação, um de internação sanção, 60 de internação provisória, nove de atendimento inicial e 25 de semiliberdade.
Com esse ambiente bastante disperso e interligado em rede, a preocupação é grande com o sistema de comunicação entre as Casas e também entre a instituição e outros órgãos. Dentre os motivos estão a segurança da informação, a integridade dos dados e a garantia do acesso à rede corporativa, especialmente pelo fato de lidar cotidianamente com informações sobre os adolescentes, que possuem sigilo processual e de informação garantidos pela lei.
Com ambiente computacional composto por 3 mil pontos de rede distribuídos em cerca de 50 cidades, incluindo diversos bairros da capital, a Fundação CASA necessitava de uma solução de segurança que promovesse essencialmente a centralização da gestão do sistema de comunicação, com mais simplicidade no gerenciamento e mais controle no tráfego interno e externo dos dados. Para tanto, a integradora iWise indicou à instituição a plataforma da SonicWALL, implantando dois firewalls modelos NSA 3.500. Eles agregaram algumas vantagens à Fundação CASA, dentre as quais se destacam, entre outros: filtro de conteúdo com definição simples e automática das políticas de segurança, antivírus, antispyware, antispam, IPS (Intrusion Prevention System) e IDS (Intrusion Detection System).
Além disso, os firewalls permitiram alta disponibilidade do tráfego dos dados, pois os appliances trabalham em redundância e, caso um venha a falhar, o outro assume automaticamente a operação, garantindo continuidade do sistema de comunicação. A adoção das tecnologias da SonicWALL também permitiu à Fundação CASA economia no uso de energia elétrica. Antes, a instituição utilizava sete servidores que consumiam cada um, 180 KW mensais, totalizando 1.260 KW/mês. Eles foram substituídos por dois equipamentos da empresa, com consumo mensal total de 259,2 KW (129,6 KW em cada). Houve também redução nos custos de manutenção pelo contrato de garantia e de atualizações.
De acordo com Daniel Lofeu da Costa, gerente de Rede da Fundação Casa, outra vantagem da nova plataforma é permitir a criação de redes virtuais privadas – VPNs. Com isso, atualmente, a diretoria da instituição consegue acessar a rede corporativa de forma remota e com total segurança do tráfego dos dados. "Hoje é possível para os profissionais da instituição ganhar produtividade no caso de viagens ou ausência, pois o acesso à rede corporativa é feito à distância de forma simples e bastante ágil", declara Costa.
Para Costa, o ambiente Linux era estável, porém exigia um trabalho diário de pesquisa e bloqueio de sites indesejáveis, além de difícil e complexa definição das políticas de segurança e verificação quase que manual das possíveis ameaças e ataques. "Também, não contávamos com o recurso de definição de grupos para acesso a conteúdos. Atualmente, podemos definir áreas específicas e grupos diferentes na filtragem de conteúdo: diretoria, funcionários, etc", explica o gerente. As horas de trabalho que antes eram gastas com a pesquisa puderam ser direcionadas para outras atividades, uma vez que o Sonic OS faz atualização automática diariamente.
A sede da Fundação CASA, localizada na Luz, bairro da região central da capital, conta com uma rede local de computadores (LAN) com mais de 1.000 pontos. A rede total possui 3 mil máquinas. Todas as unidades são interligadas via tecnologia MPLS (Multiprotocol Label Switching).
- Mais proteção