A Indra multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e América Latina foi contratada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que atende mais de um milhão e meio de consumidores, para implantar um novo sistema de relacionamento com os clientes (CRM).
Entre outras funcionalidades, a solução agrupará e identificará os diferentes perfis de clientes da Cemar para dinamizar o relacionamento com eles por meio de um sistema automatizado de mensagens, utilizando mídias interativas.
O novo modelo de relacionamento vai permitir também que a Cemar sistematize e dinamize o processo de atendimento ao consumidor, como também que reduza o número de fraudes, ligações clandestinas, índices de morosidade e de chamadas direcionadas ao call center.
O projeto foi concebido com base em dois pilares: conceitual e tecnológico. O primeiro está apoiado em uma metodologia que atribui índices comportamentais aos clientes de acordo com seu perfil e características, tais como renda, localização regional e histórico de consumo. O segundo consiste no desenvolvimento de um ambiente tecnológico orientado a sistematizar campanhas de relacionamento e educativas, a partir de algoritmos de seleção por grupos de clientes.
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