Ricoh América Latina anuncia projeto piloto de 4 dias de trabalho semanal para seus colaboradores

0

Uma das metas da Ricoh para o centenário de sua fundação em 2036 é contribuir para promover "a realização por meio do trabalho". Este conceito impulsiona uma série de ações específicas focadas em inovar o papel de seus colaboradores na empresa, fortalecendo o senso de realização em suas vidas diárias – o que é um fator importante para ajudar a criar uma sociedade melhor.

O atingimento desta meta passa por ações como fornecer e promover o uso de tecnologia e serviços digitais para que os colaboradores possam ser produtivos e criativos ao mesmo tempo. E, do lado da gestão organizacional, apostar em novos estilos de trabalho que personalizem a experiência e o relacionamento do colaborador com a empresa a fim de ter um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Neste contexto, a Ricoh América Latina anuncia a expansão de um projeto piloto que começou no ano passado, no qual a semana de quatro dias úteis de trabalho foi implementada em duas de suas operações. Esta fase teve início em 1º de julho de 2022, durará inicialmente dois meses consecutivos (entre julho e março de 2023, em períodos diferentes em cada país) e envolverá todos os 14 países onde a empresa tem operações na região. No Brasil, o teste será feito nos meses de dezembro deste ano e janeiro do ano que vem.

Com relação à implementação deste modelo e a fim de manter o alto nível de atendimento ao cliente, o dia de folga será rotacionado por pessoa e conforme o tipo de atividade exercida; para alguns será sexta-feira e para outros segunda-feira. Antes e depois destes dois meses do projeto, a direção da empresa avaliará e medirá indicadores relacionados à produtividade, equilíbrio, saúde, impacto na organização, entre outros, a fim de decidir como continuar com este conceito no futuro.

Os colaboradores da Ricoh na região da América Latina trabalharão quatro dias por semana sem aumento do horário de trabalho diário e com o mesmo salário. Este compromisso inovador com novos estilos de trabalho se soma aos múltiplos benefícios atualmente disponíveis para os colaboradores da empresa, tais como trabalho híbrido, benefícios superiores, treinamento, entre outros.

"Estamos muito orgulhosos de ser a primeira região do mundo onde a Ricoh tem presença a viabilizar o conceito de 4 Dias de Trabalho, seguindo nossa visão de 'realização através do trabalho'. Esta abordagem centrada nas pessoas está impulsionando a evolução de vários aspectos da empresa: espaços digitais e físicos, processos e cultura. Para conseguir isso, é essencial uma estreita colaboração entre todos os departamentos da empresa", explica Lorna Hernandez, vice-presidente de Recursos Humanos da Ricoh América Latina.

Ao possibilitar este conceito, a Ricoh se une a uma série de empresas multinacionais que alcançaram resultados positivos em produtividade, inovação e bem-estar de capital humano. Recentemente, foi publicado um estudo do governo islandês no qual, de 2015 a 2019, o país nórdico realizou testes em larga escala de uma semana de trabalho reduzida a uma faixa de 35-36 horas sem redução de salário. Este relatório concluiu que, com esta redução, as pessoas são mais felizes, mais saudáveis e mais produtivas.

"A transformação dentro das empresas não é mais uma opção para o crescimento sustentável e o desenvolvimento de uma sociedade melhor para todos. Na Ricoh América Latina estamos comprometidos em acelerar esses processos e possibilitar ações para que as pessoas na empresa tenham as ferramentas para se tornarem verdadeiros agentes de mudança em suas famílias e comunidades", conclui Diego Império, presidente e CEO da Ricoh América Latina.

DIGITAL WORKPLACE FORUM

A TI Inside realizará nos dias 13 e 14 de dezembro, de forma 100% digital e gratuita, a 4a edição do Digital Workplace Forum, evento que vai discutir o desenvolvimento do trabalho digital, que resultaram em profundas transformações no ambiente de trabalho, impactando a economia, as organizações e a sociedade como um todo.

As inscrições podem ser feitas no link: https://tiinsideplay.com.br/inscricao/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.