Adeus aos múltiplos servidores

0

Fundado em 1959, o Instituto Hermes Pardini, com sede em Minas Gerais, está entre os maiores laboratórios do mundo em volume de exames. O empreendimento do doutor Hermes Pardini evoluiu a ponto de se tornar referência em exames complexos como diagnóstico molecular de doenças genéticas, sofisticados serviços de diagnóstico por imagem e de medicina nuclear. Uma complexidade que exige alto poder e exatidão de processamento e que justifica o investimento na renovação do parque de hardware feita recentemente.

O Instituto trocou servidores e sistemas de armazenamento de dados. Avaliando as tendências de mercado e suas necessidades, o laboratório decidiu virtualizar todo o ambiente com a tecnologia Sun Microsystems. Trocou 16 servidores por dois, economizando espaço físico, energia elétrica, ar condicionado, e eliminando todos os demais problemas provenientes de um ambiente com alto número de máquinas e funcionamento simultâneo.

Otimização
Os números resultantes desta economia não são revelados, mas um detalhe nos permite imaginar a redução de custo: todo o parque de TI do Hermes é alugado. Antes da implantação do projeto, existiam conjuntos de servidores de tecnologia CISC HP e cada um deles contava com sistema de armazenamento local.

A Sun Microsystems instalou, além dos novos servidores, as soluções de armazenamento Sun StorageTek 6140 e Sun StorageTek 5320 NAS Gateway, para centralizar o sistema de armazenamento. O backup passou a ser feito por meio de uma rede de armazenamento Fibre Channel, em unidades de alta performance da fitoteca Sun StorageTek SL500, reduzindo, dessa forma, as janelas de backup e tornando o processo mais confiável.

O projeto previu a utilização do sistema Solaris 10 Containers para a consolidação dos 16 servidores HP em um único equipamento Sun Fire V490, e englobou também a instalação de uma solução de alta disponibilidade baseada no software Sun Cluster e nos servidores Sun Fire T2000 para atender a todas as aplicações web do Instituto. Para se ter idéia da criticidade, o laboratório faz todas as transações com parceiros em todo o País, o conhecido B2B, por meio da internet. No ambiente de storage também estão dados dos aplicativos que comandam a linha de produção do laboratório.

A negociação entre o Hermes Pardini começou em julho do ano passado e foi assinada em setembro, com o projeto implantado de outubro a dezembro. De acordo com a companhia, as mudanças adotadas garantiram um ambiente simples, organizado e seguro, trouxeram mais eficiência e maximizaram a utilização dos recursos por meio de mecanismos de compartilhamento de armazenamento e de CPU.

?Agilizamos nosso processo produtivo, desde o atendimento ao cliente até a verificação de exames e a publicação de resultados?, afirma Sérgio Rocha, Gerente de Informática e CIO do Hermes Pardini. Segundo ele, o maior desafio foi implantar o novo ambiente sem interromper os negócios do Instituto, que funciona ininterruptamente.

A infra-estrutura foi dimensionada para atender ao Hermes pelos próximos cinco anos, segundo Marcelo Resende Miranda, gerente de território da Sun Microsystems e responsável pelo projeto. ?O cliente conseguirá crescer tanto pela demanda prevista, quanto pela não programada?, diz o especialista.

Como resultado direto desta implantação, ele alega que o usuário final não sofreu alteração em sua estação de trabalho, mas percebe melhorias no tempo de resposta. ?Não temos registros anteriores para comparar?, argumenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.